No Sardinha, a cozinha portuguesa ganha outro sabor… no Brasil!
Depois de alguns dias no Rio, e já com saudades de casa, decidi fazer uma pausa no Sardinha Taberna Portuguesa. Entre o Leblon, a Barra da Tijuca e Botafogo, escolhi esta última morada, onde o aroma, o sabor, a música e o ambiente me abraçaram como só Portugal sabe fazer. A cozinha, genuinamente portuguesa, há muito conquistou os cariocas – hoje, conquistou-me a mim também, num misto de nostalgia e aconchego que só quem está longe entende.
O Sardinha conta com uma menu riquíssimo, capaz de agradar aos paladares com mais saudades ou aos outros que estão à procura de uma nova descoberta. Destaco o mata-bicho, uma homenagem àquelas pequenas refeições típicas das tabernas lusitanas. Perfeita para um fim de tarde, ou como entrada de um almoço ou jantar, esta refeição é composta por um pão de fermentação natural, patê de sardinha, manteiga de ervas e azeitonas portuguesas marinadas.
Obrigatoriamente, o bacalhau é uma das estrelas de um espaço dedicado à gastronomia portuguesa. Adoro o Bacalhau à Azeiteiro, preparado como deve ser: lombo alto, muito azeite, alho e batatas ao murro. Uma delícia, assim como o também tradicional Bacalhau à Gomes de Sá. Ou ainda outro prato saboroso: o Polvo à Moda das Beiras, que tem um toque único: molho de chouriço!
Uma diversidade de sabores portugueses a descobrir no país irmão! Vale muito a pena conhecer o Sardinha!