Como ir para fora, agora, não é recomendado, aproveite para “viajar”, através deste texto, para Barcelona, um destino turístico completo!
Barcelona é um dos destinos mais desejados e está mesmo aqui ao lado no país-vizinho. Tem uma gastronomia deliciosa, que, por vezes, adota sabores mais picantes, mas que é composta por receitas que podemos fazer, sem dificuldade, em qualquer
parte do mundo.
É um dos meus destinos favoritos para viajar dentro da Europa e há quem nunca se canse de visitar esta cidade que vive muito
da arquitetura catalã, dos museus que têm imensa história e da gastronomia inesquecível. A Sagrada Família é um ponto de paragem obrigatório, estando em construção desde 1882, sendo que Antoni Gaudí dedicou os seus últimos 40 anos de vida
a este projeto. Aconselha-se a compra antecipada de bilhetes através da Internet, dadas as filas intermináveis para a compra dos mesmos.
Parar no “Bar Marsella” para beber uma cerveja é inevitável, sendo que, como alternativa, pode ir até ao “Antic Teatre” e assistir a um espetáculo de teatro. Por via das dúvidas, o melhor mesmo é visitar os dois!
Esta é uma província com uma geografia montanhosa, tendo uma grande densidade populacional. A área rural tem uma cozinha mais tradicional, pelo que, nas áreas urbanas, começam a surgir vários traços culinários de todo o mundo, onde até podemos encontrar pratos chineses e africanos, dada a imigração que Barcelona recebeu ao longo de todo o século XX.
Ainda no que toca à gastronomia, é de salientar que foi em Barcelona que surgiu o primeiro impresso livro de receitas de Espanha, tendo sido escrito em 1477, por Ruperto de Nola. Já no século XIX, começam a surgir restaurantes históricos que
ainda hoje fazem imenso sucesso, tais como o 7 Portes e o Los Caracoles.
Em Barcelona, existem pormenores culinários muito próprios, sendo o prato de arroz mais popular o “Arroz Parellada”, por exemplo. No que toca ao pão, há que considerar o “pão de São Jorge”, muito popular na celebração do Dia da Catalunha. Para além disso, há o pão com tomate, que se prepara untando o tomate no pão, adicionando-se depois azeite e sal. Já no ramo da pastelaria, é impossível não falar dos “Panellets”, pequenos doces que ganham imenso destaque a 1 de novembro, Dia de Todos os Santos. A par disso, há que provar, também os “Pets de Monja” e os “Tortells” que fazem as delicias de espanhóis e estrangeiros.
Em Barcelona, chegar a casa antes das três da manhã não é considerado “ir sair”, mas sim “ir jantar fora”. Nesta cidade, os bares e restaurantes fecham mais tarde e é comum vermos muitas famílias até horas mais tardias a comerem umas “tapas”. Os mais jovens aproveitam um pouco mais, tendo a noite inteira para irem “bailando” e fazendo “travesuras”.
Roteiro:
– Onde ficar
Yurbban Trafalgar Hotel
Carrer de Trafalgar, 30, 08010
Barcelona, Espanha
Telefone: +34 932 68 07 27
– Onde comer
7 Portes
Passeig d’Isabel II, 14, 08003
Barcelona, Espanha
Telefone: +34 933 19 30 33
– O que visitar
Sagrada Família
La Rambla
Parque Guel
Casa Milà