Quer um sítio mágico para se refrescar neste verão quente? Vá até Viana do Castelo!
Devo confessar que, por vezes, nem me apetece sair do nosso país, nas férias. É que, na verdade, Portugal já tem tudo! Por um lado, a nossa gastronomia é uma das mais elogiadas em todo o mundo: desde os pratos principais aos doces. Por outro, há inúmeras paisagens naturais a descobrir, como as várias (e, por vezes, secretas) cascatas. Sabia, por exemplo, que existe uma belíssima e fresca queda de água em Viana do Castelo, emoldurada por uma inesquecível paisagem verde e com uma vista da montanha.
Para conhecer esta cascata escondida, é preciso deslocar-se até a uma pequena freguesia – Montaria – que se localiza a cerca de 20 quilómetros de Viana do Castelo. Com o nome de cascata do Pincho, esta beleza natural distingue-se pelas suas águas límpidas e geladas… a melhor solução para os dias de verão (muito!) quente.
Há uma alternativa para chegar à cascata, especialmente aconselhável para quem adora um pouco de aventura: correr o trilho circular da Montaria. O percurso inicia-se e termina no Largo do Souto e conta com quase 10 quilómetros. O ponto a meio do caminho encontra-se justamente na cascata.
Aliás, esse caminho é fantástico: afinal, é possível encontrar lugares mais calmos, como os locais que estão ao largo de antigos moinhos ou à volta da Igreja e do Calvário de Montaria. Como está no começo da Serra D´Arga, o trilho inclui ainda umas pequenas subidas e descidas acentuadas.
A sublinhar ainda que o trilho do Pincho conta com uma altitude máxima de 297 metros e mínima de 89 metros. É um percurso que se faz facilmente, demorando-se aproximadamente três horas para ser percorrido.
Para levar para o piquenique, que tal preparar um sumo rico em nutrientes?