Receita caseira de marmelada de laranja

Receita caseira de marmelada de laranja

Que tal começar uma manhã de outono com uma rica marmelada de laranja?

Muito mais do que um simples fruto. Assim é a laranja, a “rainha das sobremesas”, como costumo dizer! A lista é tão grande: flan de laranja, mousse de laranja, bolo de cenoura com laranja… Mas, olhe, depois desta receita de marmelada de laranja, bem que posso afirmar com toda a certeza: a laranja também é a “rainha dos pequenos-almoços”!

Receita de marmelada de laranja

Ingredientes:

– 2 laranjas
– 1 chávena de água (1/3 de água de escaldar as cascas da laranja + 2/3 água)
– 1/2 chávena de açúcar com pectina
– 1/2 chávena de açúcar refinado
– Sumo de ½ limão

Preparação:

Em primeiro lugar, através de um descascador de vegetais, extraia uma fina camada da casca exterior das laranjas. Se umas raspas ainda tiverem uma camada branca do interior da casca, raspe-a, recorrendo a uma faca, para retirar a maior parte possível do albedo.
Com uma faca afiada, corte as aparas da casca numa juliana muito fina.
Num pequeno tacho, ponha um bocado de água e as cascas de laranja. Coloque ao lume e deixe que ferva ao longo de dez minutos. A seguir, coe um bocado de água da cozedura, perfazendo 1/3 de chávena.

Para arranjar as laranjas, recorra a uma faca bastante bem afiada, fatie as extremidades das laranjas (o topo e o fundo) e ponha a laranja em pé sobre uma tábua de corte (os cortes das extremidades ajudam a apoiar). Fatie a casca no sentido do comprimento, extraindo toda a película branca que envolve a laranja.
Agora com a laranja sem casca, é possível ver a película que separa os gomos, como se fosse uma linha fina. O corte da laranja deve ser o mais rente possível a esta película, para o lado interior, para extrair os gomos limpos, deixando somente a película ainda presa à laranja.
Entretanto, faça isto com uma taça em baixo para aproveitar todo o sumo que possa sair. Faça o mesmo com a outra laranja. Fatie os gomos das laranjas em bocados mais pequenos.

Numa panela de tamanho médio, ponha as laranjas e o sumo que saiu, os açúcares, o sumo de limão e a água (1/3 da água da cozedura das cascas juntamente com 2/3 de água corrente).
Ponha ao lume e deixe que levante a fervura em lume médio. Depois, passe para lume brando, para o preparado manter a fervura devagar.
Entretanto, deixe que cozinhe ao longo de uns 40 minutos.
Por fim, transfira a marmelada para um recipiente limpo e, se quiser, pode colocar no frigorífico.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.