Broas da avó: fique com esta homenagem a umas das mulheres mais importantes da nossa vida!
Há receitas que são assim: fazem com que viajemos no tempo, logo à primeira garfada ou trincadela! O sabor desperta-nos a memória daquelas tardes em que chegávamos da escola, íamos a correr para a cozinha e provávamos os petiscos que as nossas avós preparavam com tanto amor e carinho! Podia ser uma serradura, por exemplo. Ou uma sopa quente. Ou, até, estas broas da avó: tão únicas, tão irresistíveis, tão deliciosas!
Receita de broas da avó
Ingredientes:
– 2 kg de batatas
– 1 cálice de vinho do Porto
– 500 g de açúcar
– 1 pacote pequeno de erva-doce ou de canela em pó
– 6 ovos
– 1 kg de farinha
– 2 c. (chá) de fermento em pó
– Uvas-passas
– Açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
Em princípio, descasque as batatas e leve-as ao lume, em água temperada com sal, até cozerem. Retire do calor, escorra as batatas e desfaça-as em puré, com a ajuda de um passe-vite.
Entretanto, numa tigela, misture o puré de batata com os restantes ingredientes indicados (exceto o açúcar em pó), amassando muito bem, até obter um preparado uniforme e com uma textura elástica e maleável.
Assim que estiver pronto, retire porções do preparado e molde as broas. Pré-aqueça o forno a 180º C. Deixe as broas levedarem, por 15 minutos.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal, disponha as broas, separadas entre si, e leve ao forno, durante cerca de 20 minutos.
Por fim, retire as broas do forno e, antes de servir, polvilhe-as com açúcar em pó.