Receita de empada de carne XL

Receita de empada de carne XL

Já tinha imaginado que podia preparar uma receita de empada de carne XL?

Hoje é dia de surpreender toda a família e amigos! Afinal, sem dúvida que inovar é um dos ingredientes que mais aprovo num prato! Seja umas surpreendentes lulas recheadas com alheira, uma refrescante sopa de frutas ou esta fantástica empada de carne XL! Grande em tamanho e em sabor!

Receita de empada de carne XL
Ingredientes:


– 2 rolos de massa quebrada
– Farinha q.b. (para polvilhar)
– 6 ovos cozidos
– 3 ovos
– 700 gr de carne de porco ou vaca picada cozida
– 1 alheira
– 350 gr de peito de frango cozido e cortado em cubinhos
– 50 gr de bacon ou chouriço
– 2 colheres de chá de mistura de ervas aromáticas secas a gosto (tomilho, alecrim e manjericão)
– 1/2 raspa de limão
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
– Noz-moscada q.b.

Preparação:

Unte uma forma de fundo amovível de, aproximadamente, 22,5 cm de diâmetro, recorrendo a manteiga e forre o fundo através de papel vegetal. Unte outra vez e polvilhe, recorrendo a farinha. Reserve.
Depois de pré-aquecer o forno a 200 graus, mexa a carne picada, a alheira sem a pele e partida em bocados, as ervas aromáticas e a raspa de limão e tempere, recorrendo a sal, pimenta e noz-moscada. Adicione dois ovos batidos e mexa bastante bem. Acrescente o frango e o bacon e mexa outra vez. Reserve.
Polvilhe a bancada, recorrendo a um bocado de farinha e abra um dos rolos de massa quebrada.
Ponha a massa em cima da forma e aconchegue com os dedos, deixando que caia uma pequena aba para fora da forma.
Ponha metade do recheio de carnes em cima da massa, espalhe bem e disponha os 6 ovos cozidos por cima. Tape, recorrendo ao restante recheio de carne e alise. Ponha a aba de massa para dentro e pincele, recorrendo ao restante ovo batido. Tape com o segundo rolo de massa quebrada e faça pressão para colar à massa de baixo. Corte o excesso de massa a toda a volta através de uma faca.
Volte a esticar o restante da massa, se for preciso e através do rolo, e fatie pequenas decorações para pôr no topo da empada.
Faça um pequeno buraco no centro para que os vapores saiam.
Pincele, através do ovo batido. Diminua o forno para os 180 graus e coloque a empada a cozer ao longo de meia hora, aproximadamente, ou até ganhar um tom dourado.
Tire do forno e deixe que fique a arrefecer antes de tirar da forma.

(Visto 460 vezes)

Artigos Relacionados

Carne de porco com molho agridoce

Carne de porco com molho agridoce

Esta receita de carne de porco com molho agridoce é tão boa… que nem vai acreditar! Muitos temperos pode ter um prato de carne. Então, só há uma dificuldade: escolher o mais saboroso de todos! Por que é que devemos optar: um molho barbecue, um […]

Costeletas de novilho com migas: uma delícia de receita!

Costeletas de novilho com migas: uma delícia de receita!

Simples, mais simples não há: fique com esta receita de costeletas de novilho com migas! Não me diga que é um fã acérrimo de pratos de carne! É que, se for assim, tem aqui um petisco que muito o vai deliciar! Trata-se de umas costeletas […]