Receita de empada de carne XL

Receita de empada de carne XL

Já tinha imaginado que podia preparar uma receita de empada de carne XL?

Hoje é dia de surpreender toda a família e amigos! Afinal, sem dúvida que inovar é um dos ingredientes que mais aprovo num prato! Seja umas surpreendentes lulas recheadas com alheira, uma refrescante sopa de frutas ou esta fantástica empada de carne XL! Grande em tamanho e em sabor!

Receita de empada de carne XL
Ingredientes:


– 2 rolos de massa quebrada
– Farinha q.b. (para polvilhar)
– 6 ovos cozidos
– 3 ovos
– 700 gr de carne de porco ou vaca picada cozida
– 1 alheira
– 350 gr de peito de frango cozido e cortado em cubinhos
– 50 gr de bacon ou chouriço
– 2 colheres de chá de mistura de ervas aromáticas secas a gosto (tomilho, alecrim e manjericão)
– 1/2 raspa de limão
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
– Noz-moscada q.b.

Preparação:

Unte uma forma de fundo amovível de, aproximadamente, 22,5 cm de diâmetro, recorrendo a manteiga e forre o fundo através de papel vegetal. Unte outra vez e polvilhe, recorrendo a farinha. Reserve.
Depois de pré-aquecer o forno a 200 graus, mexa a carne picada, a alheira sem a pele e partida em bocados, as ervas aromáticas e a raspa de limão e tempere, recorrendo a sal, pimenta e noz-moscada. Adicione dois ovos batidos e mexa bastante bem. Acrescente o frango e o bacon e mexa outra vez. Reserve.
Polvilhe a bancada, recorrendo a um bocado de farinha e abra um dos rolos de massa quebrada.
Ponha a massa em cima da forma e aconchegue com os dedos, deixando que caia uma pequena aba para fora da forma.
Ponha metade do recheio de carnes em cima da massa, espalhe bem e disponha os 6 ovos cozidos por cima. Tape, recorrendo ao restante recheio de carne e alise. Ponha a aba de massa para dentro e pincele, recorrendo ao restante ovo batido. Tape com o segundo rolo de massa quebrada e faça pressão para colar à massa de baixo. Corte o excesso de massa a toda a volta através de uma faca.
Volte a esticar o restante da massa, se for preciso e através do rolo, e fatie pequenas decorações para pôr no topo da empada.
Faça um pequeno buraco no centro para que os vapores saiam.
Pincele, através do ovo batido. Diminua o forno para os 180 graus e coloque a empada a cozer ao longo de meia hora, aproximadamente, ou até ganhar um tom dourado.
Tire do forno e deixe que fique a arrefecer antes de tirar da forma.


Related Posts

Receita de strogonoff de porco

Receita de strogonoff de porco

Esta receita de strogonoff de porco vai passar a ser uma das suas preferidas para os jantares de Natal! Cada um é que sabe dos seus jantares de Natal. Há aqueles que preferem as refeições em que as portas estão abertas à tradição. A mesa […]

Já pensou em cozinhar um rolo de carne para a Consoada?

Já pensou em cozinhar um rolo de carne para a Consoada?

Rolo de carne com cenoura: uma delícia de Natal… que também vai querer provar nos outros meses! Mais do que servirem de acompanhamento, os legumes e as verduras podem rechear os rolos de carne e render pratos com um sabor… inigualável! Já uma vez provei […]