Tarte vegan de chocolate e manteiga de amendoim

Tarte vegan de chocolate e manteiga de amendoim

Esta tarte vegan de chocolate e manteiga de amendoim é uma ma-ra-vi-lha!

Uma das qualidades de que mais me orgulho neste blog é o facto de ser democrático. Por aqui passam receitas dos mais diferentes tipos, incluindo para aqueles que seguem a alimentação vegan, ou seja, aqueles que rejeitam provar alimentos de origem animal e qualquer derivado destes. Afinal, como amante de culinária que sou, tenho de estar sempre atento a estas tendências mais ou menos recentes. Até já fiz uma pizza vegan e um à brás vegano e tudo, veja lá! Agora é a vez de seguir esta receita do site Food52 e preparar uma tarte vegan de chocolate e manteiga de amendoim!

Receita de tarte vegan de chocolate e manteiga de amendoim
Ingredientes (para a base):


– 10 colheres de sopa de óleo de coco sólido
– 1/2 chávena de cana-de-açúcar
– 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
– 180g de farinha de trigo
– 1/4 chávena de cacau em pó

Ingredientes (para o recheio e o glacé):

– 1 chávena de manteiga de amendoim cremosa
– 230g de queijo creme vegan
– 1 lata de creme de coco
– 1/2 chávena de xarope de ácer
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 1/4 colher de chá de sal marinho
– 115g de chocolate negro vegan e picado
– 1/2 chávena de leite sem ser de origem animal (pode ser leite de soja, de coco, de amêndoa…)
– 2 colheres de sopa de cana-de-açúcar

Preparação:

Para fazer a base, pré-aqueça o forno a 180º C. Ponha a manteiga e a cana-de-açúcar num liquidificador. Bata em velocidade baixa por um minuto e adicione a baunilha. Sem nunca desligar, junte a farinha e, depois, o cacau.
Quando a massa estiver uniformemente misturada, desligue o liquidificador e faça uma bola com o preparado.
Aplane a massa como se fosse um disco e embrulhe num plástico. Coloque no frigorífico durante 30 minutos ou até que fique ligeiramente firme.
Faça um círculo grande com a massa e transfira-o para uma forma antiaderente para tartes. Não há qualquer problema se a massa se partir. Use as palmas das mãos para espalhar a massa numa camada uniforme por toda a forma. Recorra a um garfo para picar a massa.
Ponha a base no forno. Asse entre 15-20 minutos. Tire e deixe que arrefeça completamente.
Para fazer o recheio, misture a manteiga de amendoim, o queijo creme, o creme de coco, o xarope de ácer, o extrato de baunilha e o sal marinho num liquidificador até obter um preparado homogéneo.
Verta o recheio na base da tarte, coloque no frigorífico e deixe arrefecer ao longo de três horas, no mínimo, e até durante a noite.
Para fazer o glacé, aqueça o leite e o açúcar numa panela pequena, sem deixar ferver. Despeje o leite quente sobre o chocolate e mexa até que o chocolate fique derretido.
Verta o glacé sobre a parte de cima da tarte. Transfira a tarte novamente para o frigorífico. Deixe ficar aí, no mínimo, durante 1 hora. Fatie e sirva.

(Receita e foto: Food52)

(Visited 2.782 times, 1 visits today)

Related Posts

Tarte de chocolate e canela

Tarte de chocolate e canela

É mesmo desta tarte de chocolate e canela que estava a precisar! O inverno pode tirar-nos os dias na praia ou na esplanada com os amigos, mas, seguindo à risca a lei das compensações, é a altura ideal para enfiarmo-nos na cozinha e prepararmos aqueles […]

Tarte de maçã: descubra esta receita super, hiper, mega rápida!

Tarte de maçã: descubra esta receita super, hiper, mega rápida!

Tão fácil de preparar, tão deliciosa, tão rápida… Esta tarte de maçã é mesmo irresistível! Típico para quem gosta muito de preparar receitas das boas para os seus amigos: do nada, receber visitas inesperadas! “O que fazer agora?”, “Será que vão gostar do que vou […]