Frango com lata de cerveja

Frango com lata de cerveja

Não, não é nenhuma partida antecipada de Carnaval! Existe mesmo uma receita de frango com lata de cerveja! Descubra-a!

Esta receita do site Food52 quase que parece uma partida de Carnaval: afinal, quem diria que seria possível preparar uma receita de frango com lata de cerveja? Mas olhe que é mesmo verdade, eu com a comida não brinco! A cerveja é muito mais do que uma bebida para partilhar com os amigos! Além de poder ser a estrela de uma excelente entrada, a cerveja também pode dar aquele tempero precioso a um prato de carne, como este, por exemplo!

Receita de frango com lata de cerveja
Ingredientes:


– 6 colheres de sopa de açúcar mascavado
– 1 colher de sopa de paprica fumada
– 1 colher de sopa de pimenta em pó
– 2 colheres de chá de alho em pó
– 1 colher de chá de funcho moído e torrado
– 2 colheres de sopa de sal
– 1 colher de sopa de pimenta-preta
– 1/2 colher de sopa de mostarda em pó
– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal e amolecida ou azeite
– 1 frango, sem os miúdos
– 4 dentes de alho descascados e esmagados
– 1 lata de cerveja (deve beber ou despejar metade do conteúdo antes de preparar a receita)

Preparação:

Para fazer um preparado de especiarias, misture todos os ingredientes secos numa tigela média até que tudo fique devidamente incorporado.
Esfregue o frango com manteiga amolecida ou azeite.
Polvilhe a mistura de especiarias em todo o frango uniformemente.
Ponha os dentes de alho na lata de cerveja e coloque a lata dentro da cavidade do frango de modo a que este fique sentado em cima da lata, usando as pernas como apoio.
Prepare o seu grelhador de modo a que um dos lados fique mais quente do que o outro. O aparelho deve estar a uma temperatura de 180º C.
Coloque o frango no lado mais frio do grelhador. Feche a tampa do grelhador e deixe o frango a cozinhar ao longo de uma hora.
Após esse tempo, confirme se está tudo bem com o frango. É provável que o ingrediente precise de mais 30 ou 40 minutos, mas experimente inserir um termómetro na parte mais espessa do frango para verificar se está com a temperatura adequada – 70º C.
Se for necessário, continue a cozinhar por mais 30 ou 40 minutos, confirmando como está o frango de 10 em 10 minutos até a temperatura do frango chegar aos 70º C.
Tire o frango cuidadosamente do grelhador. Recorra a luvas e não se esqueça de uma tábua de corte para colocar ao lado do aparelho.
Agarre a lata com uma espátula e pegue a parte de cima do frango com um par de pinças. Com cuidado, transfira para a tábua.
Deixe o frango a descansar entre 10-15 minutos. Sirva.
Atenção: se quiser, também pode preparar este frango tão especial no forno. As temperaturas e a duração são as mesmas.

(Receita e foto: Food52)


Related Posts

Frango com lata de cerveja

Frango com lata de cerveja

Não, não é nenhuma partida atrasada de Carnaval! Existe mesmo uma receita de frango com lata de cerveja! Descubra-a! Esta receita do site Food52 quase que parece uma partida de Carnaval: afinal, quem diria que seria possível preparar uma receita de frango com lata de […]

Bolo de chocolate e cerveja preta: parece estranho… mas é uma delícia!

Bolo de chocolate e cerveja preta: parece estranho… mas é uma delícia!

Simples e saboroso: assim é este bolo de chocolate e cerveja preta! O mundo da culinária é mesmo surpreendente, não acha? Por exemplo, para muitos, a cerveja é apenas e só uma bebida fresca para acompanhar caracóis e pastéis de bacalhau… mas não é que […]