O stress no Natal é um problema real: saiba como fugir dele!
Natal. Época de paz, na qual reunimos aqueles de que mais gostamos à nossa volta, num ambiente de amor, compreensão e tranquilidade. Um sonho. Um sonho que bem se pode transformar num autêntico pesadelo, se nos deixarmos dominar pelo stress e pela ansiedade. Sim, ambos os sentimentos são comuns, perante tantas tarefas a cumprir: montar a árvore, comprar os presentes, preparar a ceia, dar os últimos retoques na decoração da casa… Calma! Respire fundo… e siga estas dicas para que o Natal não seja sinónimo de um ataque de nervos!
5 dicas para ter um Natal sem stress
1. Não se preocupe em ser perfecionista
Seja realista ao avaliar o seu tempo, a sua capacidade financeira e a energia que consegue investir nesta quadra natalícia. Evite elevar demasiado as expetativas… Elas poderão levá-lo a uma grande sensação de fracasso.
2. Caso se “meta” nas compras, leve roupa e sapatos confortáveis
Antes mesmo de se enfiar num centro comercial – que, nestas alturas, tem demasiada gente por metro quadrado -, confirme se sente confortável. Caso contrário, vai querer desistir… e voltar outra vez. É uma forma de poupar tempo e dinheiro!
3. Tente comprar tudo com a maior antecedência possível
Nada de deixar tudo para a véspera! É como se fosse entrar num autêntico cenário de apocalipse! Cuide de tudo… em novembro! Porque não? Ou, pelo menos, a maior parte das coisas, entre presentes, comida, decoração…
4. Vá às compras nas horas certas
Sim, fuja dos centros comerciais nos horários de maior afluência!
5. … Ou, então, faça tudo online!
É só poupar: na confusão, na gasolina (ou nos transportes), na sola dos sapatos… E ainda consegue comparar preços mais facilmente. E sem esquecer que há marcas que garantem entregas entre um e dois dias.