Conheça a verdadeira história dos presépios!

Conheça a verdadeira história dos presépios!

Têm uma presença obrigatória no Natal… Mas será que conhece a origem dos presépios?

É tempo de Natal! É tempo de andar pelas ruas e ver árvores de Natal, umas ainda mais bonitas do que outras. É tempo de visitar a casa dos amigos mais próximos e dos familiares e ficar perplexo com os presépios lindos que eles ajudaram a construir. Mas… será que conhece a verdadeira história deste símbolo natalício que tanto nos fascina?

Bom, já todos devemos saber que os presépios representam uma imensa fé e devoção. Contando com a figura do menino Jesus na manjedoura, acompanhado pela Maria, pelo José, o primeiro presépio com figuras de barro surgiu em 1223, pelas mãos de São Francisco.

A partir daí, a ideia de construir um presépio fez imenso furor nos conventos e nas casas nobres. Como é de se prever, essas representações eram bem mais luxuosas. Algumas até eram elevadas ao estatuto de obras de arte.

Entretanto, os presépios popularizaram-se e, em contraste com as casas nobres, os lares do povo acolhiam representações mais simples, mas feitas sempre com muito gosto, vontade e respeito. Entretanto, foram-se somando algumas figuras: o burro, a vaca, as ovelhas, os anjos, os Reis Magos, entre outras personagens.

No nosso país, os presépios foram generalizados a partir do século XVII, quando barristas de renome, como Machado de Castro e António Ferreira, criam bonitos exemplares, que estão conservados até aos dias de hoje. No século XIX, o presépio tornou-se num símbolo natalício mais popular… o que continua a acontecer até à atualidade!

E você? Também tem a tradição de montar o presépio na altura do Natal? E é um daqueles monumentais ou é mais simples? Conte-me tudo, não me esconda nada!

Já agora, surpreenda os seus amigos e familiares não só com um bonito presépio, mas também com deliciosas receitas para a Consoada, como este bolo finto!


Related Posts

Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia para este Natal!

Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia para este Natal!

Esta receita de bacalhau à Gomes de Sá é perfeita para um Natal tradicionalmente português! Há receitas que têm História. É o caso do Bacalhau à Gomes de Sá. Sabia que este prato recebeu o nome do seu criador? Afinal, o autor desta receita tradicional […]

Bacalhau com cebolada ao tomate

Bacalhau com cebolada ao tomate

Arregace as mangas e prepare uma ceia de Natal memorável com esta receita de bacalhau com cebolada ao tomate! Na ceia de Natal, um prato com bacalhau está praticamente “no papo”! Quase todos adoram! Só que é preciso escolher a dedo os acompanhamentos desse ingrediente. […]