Martim Moniz ganha hoje umas escadas rolantes!

Martim Moniz ganha hoje umas escadas rolantes!

Prepare-se: a Baixa de Lisboa vai ficar ligada ao Castelo de São Jorge… por umas escadas rolantes!

Nos anos que tenho vivido na capital, nunca me lembro de ter visto Lisboa com tanto frenesim e cheia de coisas boas para turistas de dentro e de fora do país. Ou são tentativas para melhorar a circulação. Ou são sessões de cinema gratuitas que até nos fazem recordar a infância ou a adolescência. Ah, e sem esquecer aqueles lugares aos quais sempre gostamos de regressar… e que também nos trazem boas (e fofas) novidades! E não é que a cidade ainda tem mais surpresas guardadas? É que estão quase, quase a abrir as escadas rolantes do Martim Moniz!

Com o objetivo de melhorar a circulação a pé entre a Baixa de Lisboa e a colina do Castelo de S. Jorge, estas escadas vão ligar a Praça do Martim Moniz à Rua Marquês Ponte de Lima.

De acordo com a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), responsável pelas obras que duram há ano e meio, a obra das Escadinhas de Saúde encontra-se na etapa final de trabalhos, esperando-se que a abertura aconteça hoje.

Quando a Câmara Municipal de Lisboa anunciou, em 2015, a construção destas escadas rolantes, também estavam previstas duas outras obras que, no entanto, ainda não estão finalizadas: uma era outras escadas rolantes que continuariam a subida até ao castelo, para ligar a Rua Marquês Ponte de Lima à Costa do Castelo. A outra era mais umas escadas que chegariam mesmo ao castelo.

Deste plano, faziam ainda parte os percursos da Sé e da Graça, onde está previsto haver um funicular. Essas obras sofreram um atraso… mas por um bom motivo: é que foram encontrados vestígios arqueológicos de grande relevância!

(Visto 393 vezes)

Artigos Relacionados

Sabe o valor da sua rua

Sabe o valor da sua rua

Sabe o valor da sua rua? É verdade, a rua onde vivemos pode estar mais cara e isso pode mexer no valor do IMI a pagar. O coeficiente de localização (um dos elementos usados na avaliação dos imóveis) foi recentemente atualizado e a alteração pode […]

Sou um felizardo!

Sou um felizardo!

Na minha festa de aniversário estiveram mais de 200 pessoas. Cada uma delas sabia porque estava lá… fazem parte do meu percurso, têm ajudado a escrever a história da minha história. Por cada um dos convidados nutro um carinho especial, muito especial mesmo. Há pessoas […]