Doce de tomate tradicional

Doce de tomate tradicional

Esta receita de doce de tomate tradicional é daquelas que faz lembrar os doces das nossas avós…

Ai, dúvida cruel, dúvida cruel! Sempre que chega a hora de escolher o que devo barrar nos meus croissants, fico tão indeciso sobre o que hei-de escolher… E, por isso, desta vez, pedi ajuda aos meus amigos! Uns disseram-me para preparar uma geleia de framboesa… Mas já tinha feito há pouco tempo e não gosto de repetir receitas num tempo tão curto. A geleia de morango sem açúcar também foi outra opção… mas, por coincidência, tinha acabado de fazer na semana passada. Então, não é que um deles fez a sugestão perfeita? Preparar um doce de tomate tradicional!

Receita de doce de tomate tradicional
Ingredientes:

– 1kg de tomate pelado
– 800gr de açúcar
– 1 pau de canela
– 1 casca de limão
– 1 pitada de sal

Preparação:

Caso seja preciso pelar o tomate, ferva uma panela com muita água e mergulhe cada um dos tomates limpos, ao longo de 2 minutos, aproximadamente. Tire para uma tigela cheia de água muito fria com gelo, deixe que fique a descansar ao longo de cerca de 5 minutos, tire os tomates e confirme com os seus próprios olhos: a pele acaba por sair facilmente.
Fatie os tomates em metades, coloque numa panela, juntamente com açúcar, pau de canela e casca de limão.
Ponha a panela em lume brando e deixe que fique a cozinhar ao longo de meia hora, no mínimo, até começar a ferver. Nessa altura, começe a misturar mais frequentemente, deixe que fique a cozinhar para ir apurando o sabor e ficar com menos água.
Assim que ficar espesso, tire a panela do lume e a casca de limão e o pau de canela. Adicione uma pitada de sal. Através de uma varinha mágica, triture o doce até ficar do seu agrado.
Coloque o doce outra vez ao lume e deixe que fique a cozinhar durante mais um bocado até alcançar o ponto de estrada. Para confirmar esse ponto, deite um bocado do preparado num prato e faça uma linha: caso mantenha essa linha, está no ponto estrada e o doce encontra-se pronto.
Reserve num frasco, caso vá consumir nos 2 dias seguintes. Caso queira reservar durante mais tempo, esterilize uns frascos e guarde.


Related Posts

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Prepare-se: esta sopa de tomate e hortelã vai dar um novo sentido ao seu paladar! Abril, águas mil. Tal e qual como afirma a expressão popular. Mas se os dias de abril também trouxerem um pouco de frio, não deixe de visitar este blog, onde […]

Estes sonhos de cenoura e laranja são mesmo… um sonho!

Estes sonhos de cenoura e laranja são mesmo… um sonho!

Cenoura e laranja são uma combinação perfeita para uns sonhos irresistíveis! Mesmo antes do dia 25, o meu cérebro já tem o hábito de pensar naquela receita de rabanadas ou de coscorões que sei que vou fazer… Então, se for como eu, guarde esta receita […]