Nunca mais se esqueça destas dicas tão importantes para fugir a 7 pés do arroz empapado!
“Outra vez arroz?”. Ora aí está uma pergunta que nunca ninguém me faz! O segredo está em variar, ou seja, incluir esse acompanhamento nas receitas mais diferentes e todas com uma mesma qualidade: serem uma maravilha de sabores! Que venham um bom arroz de tamboril, um arroz primavera ou um arroz de tomate! Mas há uma coisa que nunca pode acontecer, independentemente do tipo de prato que estamos a preparar: deixar o arroz empapado! O quê? Isso quase sempre acontece consigo? Siga só estas dicas!
4 dicas para que o seu arroz nunca volte a ficar empapado!
1. Dê preferência ao arroz longo ou vaporizado. Acredite: essa escolha vai acabar por fazer toda a diferença! Mesmo!
2. Não se esqueça de fritar o acompanhamento num refogado de cebola ou, caso prefira, pode recorrer apenas ao azeite. Ah, e mexa sempre, durante um ou dois minutos. E, como é óbvio, nunca deixe que o arroz queime!
3. Junte a água quente, que tem de ser sempre o dobro da quantidade de arroz. Puxe um pouco pela matemática: dois copos com água para um copo com arroz, por exemplo!
4. Depois de tapar o tacho, deixe que aqueça durante dez minutos. No entanto, eu também gosto de ir espreitando e de ir provando. A seguir, apenas é preciso apagar o lume antes que o arroz fique completamente cozido: é que o calor do vapor finaliza a cozedura.
Já viu? Nada mais fácil… e os pratos ficam excelentes! Vá, depois disto, toca a preparar um saboroso arroz xau xau ou um cremoso arroz de lulas!