Jamais deite fora a água da massa! O que ela faz pelos seus pratos… Nem imagina!
Eis um erro que quase toda a gente comete. Estão muito bem a preparar uma massa caseira – ou um belo spaghetti – e, depois de cozer a massa, há o hábito de deitar logo a água toda para o lava loiças!
Também costuma fazer isso? Ah, e certamente que, por vezes, ainda deixa a massa no passador, a repousar um bocado… Mas não devia…
A verdade é que os grandes cozinheiros dão mesmo muito valor à água da massa cozida! Até dizem que é o «líquido de ouro» e tudo! Está certo que é um pouco turva – e, às vezes, até um pouco suja. Mas ela é mesmo muito útil! Acredite: é com essa água que somos capazes de preparar um molho cremoso e bastante saboroso para um bom prato de massa!
Ao que é que devemos agradecer? Ao amido! Eu explico tudo: a massa é composta por farinha e, por isso, assim que é cozida, acaba por soltar o amido para a água. Aliás, é por causa disso que chega a ser turva. Mas o amido é uma preciosidade por ligar de forma perfeita líquidos com gorduras. É o caso do azeite, do queijo derretido, da manteiga…
Por esse motivo, siga o meu conselho! Faça sempre o seguinte:
Coza a massa numa panela, seguindo as instruções da embalagem;
A seguir, não escorra a massa cozida para um passador. O que deve fazer é tirar da panela, com a ajuda de uma pinça, diretamente para uma frigideira onde já está o molho que vai dar um tempero especial à massa;
Tire uma caneca da água onde a massa foi cozida;
Envolva a massa no molho, mas vá juntando, a pouco e pouco, a água da caneca. Não tem de ser logo tudo, mas veja como vai acrescentando uns salpicos da água da massa e o molho vai se tornado cada vez mais cremoso!