Compota de figo

Compota de figo

Ainda não sabe o que fazer para o próximo lanche? Eu experimentei uma receita de compota de figo… e adorei!

É verdade que há já uns tempos destaquei as inúmeras vantagens do figo para a nossa saúde. Afinal, estamos a falar de um fruto que é uma autêntica “bomba em nutrientes”: desde vitaminas a proteínas, sem esquecer as fibras, os minerais… Daí que, entre tantos outros benefícios, seja capaz de estimular a digestão e agir contra inflamações e verrugas. Então, há uns dias, estava eu na cozinha e pensei para mim: “mas por que raio não hei-de fazer mais receitas com figos e partilhar com os meus amigos leitores?”. Dito e feito! Depois de uma tarte com esse ingrediente, eis uma deliciosa compota de figo! Segue a receita!

Receita de compota de figo
Ingredientes:

– 850 gr de figos
– 750 gr de açúcar
– Sumo de 1 limão
– 1 pau de canela
– 200 ml de água

Preparação:

Numa panela, leve ao lume o açúcar, a água, o sumo de limão e o pau de canela.
Mexa e deixe ferver.
Descasque os figos e corte-os ao meio.
Junte um figo de cada vez à calda e mexa, não permitindo que a calda pare de ferver.
Baixe o lume e deixe ferver em lume brando durante 1 hora, mexendo ocasionalmente.
Apague o lume e deixe arrefecer.

Até pode não haver lanches perfeitos, mas um pão barrado com esta compota de figo – ou até com uma geleia de maçã, para quem preferir – bem que se aproxima disso…

Melhor ainda é pensar que o que não faltam são opções saudáveis para barrar no pão ou em mini tostas. E deliciosas! É o caso destas receitas de manteiga de amendoim!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]