Fiz sável frito com açorda de ovas… e o resultado final é viciante!

Fiz sável frito com açorda de ovas… e o resultado final é viciante!

Hmm… que delícia que é uma receita de sável frito com açorda! Tem mesmo de experimentar!

De certeza que não é nenhum exagero dizer que a gastronomia portuguesa é uma das que tem os melhores pratos de peixe. Afinal, somos ou não somos um país à beira-mar plantado? Qual é o seu prato preferido? Eu cá fico muito indeciso, entre um empadão de peixe e uma sopa de peixe… mas também não resisto a um bom sável frito com açorda de ovas!

Receita de sável frito com açorda de ovas
Ingredientes:

– 1 rabo de sável
– 1 cabeça de sável
– Postas de sável como acompanhamento
– 1 ou 2 pares de ovas de sável/fígados
– 2 dl. de azeite
– 2 dentes de alho
– 1 ramo de coentros
– 1 cebola
– 1 limão
– 1 pão caseiro de véspera
– Sal e pimenta q.b.,
– Sangue de sável (opcional)

Preparação:

Coloque ao lume um tacho com água e sal q.b., acrescentando, assim que a água ferver, a cabeça, as ovas de sável e os fígados.
Corte o pão em pedaços para um recipiente, adicionando o azeite, os dentes de alho picados, os coentros picados, a cebola picada, sal e pimenta q.b. e o sangue.
Esmigalhe as ovas com os lombos do peixe, retirados do rabo e da cabeça após serem cozidos. Junte tudo, regue aos poucos com o caldo, previamente coado, deixando que tudo fique bem ensopado. Leve a açorda ao lume até que ferva, acrescentando sumo de limão.
Sirva com o peixe frito (acompanhado por umas rodelas de limão, de preferência). Se quiser, pode decorar a açorda com rodelas de ovas cozidas e com ervas a gosto.

Como já deve saber, tudo o que é demais… estraga! E isso também se aplica à alimentação! Por isso, saiba quantas vezes é que deve comer peixe por semana! E, já agora, eis como escolher o melhor peixe!


Related Posts

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]

Salmão grelhado com salada de pêssego

Salmão grelhado com salada de pêssego

À procura de um prato saudável, simples e que não demora mesmo nada a fazer? Descubra esta receita de salmão grelhado com salada de pêssego! Eu cá sou da opinião que qualquer prato de peixe é bom no verão. Nos santos populares, ai de mim […]