É urgente conhecer os sinais de uma trombose para evitar um sério problema de saúde!
Já uma vez lhe tinha falado de uma das causas mais curiosas de uma trombose: conduzir durante mais de 1h30, sem qualquer intervalo. Digo que é “curioso”, porque não fazia a mínima ideia!
Como este é um problema muito frequente, decidi fazer uma breve “investigação” para conhecer quais são os primeiros sintomas que o nosso corpo dá, sempre que começamos a desenvolver uma trombose.
Em primeiro lugar, é importante frisar que a trombose acontece quando um coágulo se forma no interior de um vaso sanguíneo, o que é bastante perigoso: afinal, esse pode ser o primeiro passo para um ataque cardíaco! Daí a importância de saber os sintomas da trombose.
5 sintomas de trombose
1. Dor e sensibilidade na perna
Normalmente, essa dor faz-se sentir na perna, nos gémeos e no arco da sola do pé.
Por exemplo, os gémeos ficam sensíveis e tensos, sempre que são apertados.
2. Dor no peito
Uma dor profunda nessa região é um alarme grave. Tenha ainda em atenção as dores na região inferior das costas e uma pressão no peito.
3. Tosse seca
Tosse seca sem razão aparente? Pode ser uma trombose no pulmão, que também conta com outros sintomas: desde palpitações cardíacas a falta de ar.
4. Dor de cabeça intensa
Quando há um coágulo sanguíneo no cérebro, este órgão fica com menos oxigénio, originando as dores de cabeça.
Nas situações mais sérias, as pessoas não conseguem nem ver, nem falar bem.
5. Linha vermelha ao longo das veias
Além deste sintoma, é frequente as veias estarem sensíveis e quentes.
Felizmente, há boas formas de prevenir uma trombose. Aceite apenas dois conselhos: tente fazer mais exercício físico, todos os dias. Por outro lado, também é importante manter uma alimentação equilibrada e saudável.