Saiba porque é que o São Martinho é associado às castanhas!
Já todos sabemos que dia é hoje. Dia 11 de Novembro é dia de São Martinho e é aquele dia em que todos nós comemos umas castanhinhas, bebemos uma jeropiga e, por vezes, até água-pé!
Mas será que sabemos porque é que associamos estes petiscos a este dia?
Contando a lenda de forma resumida, há vários anos atrás, Martinho era um soldado romano que, quando estava a regressar a casa, encontrou um sem abrigo que lhe pediu esmola. Como não tinha e viu que o pobre não tinha roupa quente, partilhou a sua capa com ele!
Dizem que depois disso, o tempo melhorou e, a partir daí passámos a ter o verão de São Martinho!
Martinho de Tours morreu a oito de novembro de 397 em Candes e foi sepultado a onze de novembro em Tours, local de intensa peregrinação desde o século V.
O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho.
De acordo com alguns autores, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas.
Em outros países, como na Alemanha, acendem-se fogueiras e fazem-se procissões, e em Espanha matam-se porcos. Também no Reino Unido existe a expressão “verão de São Martinho” que, apesar de já raramente utilizada, está também ligada com a crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem o feriado.
Agora vamos aproveitar este dia e comer um bolo de castanhas ou fazer um puré de castanha para acompanhar a refeição?
E para decorar a mesa, peça aos seus filhos para fazer uns origamis em forma de castanha!