5 dicas para que seu projeto funcione melhor

5 dicas para que seu projeto funcione melhor

Pode ser difícil gerir um projeto, mas há dicas que o facilitam

Antes de ser esta pessoa que você vê na televisão, sempre fui um homem empreendedor. Estive envolvido em vários projetos e, alguns deles, projetos a solo. Foi com estas minhas aventuras que aprendi bastante sobre como levar um negócio para a frente e como fazer um projeto funcionar melhor.

Fui muito feliz nessa, minha fase de vida, e ainda o sou agora. Como continuo a meter-me em todos os projetos que posso e como é destas alturas que se tiram os melhores ensinamentos, venho partilhar cinco coisas que aprendi ao longo dos tempos.

1 – Manter a comunicação a fluir

Ser um comunicador eficaz não é apenas ser capaz de falar de forma coerente ao telefone ou em público. Trata-se da criação de um plano de comunicação eficaz que se segue do principio ao fim, de modo a que todos os envolvidos saibam o que esperar e quando.
É bom ter reuniões frequentes, discutir metas e analisar relatórios em conjunto.

2 – Definir e gerir as expectativas

Devemos ter sempre um plano com prazos e as tarefas bem definidas, para que toda a gente saiba o que fazer e quando.
E não é só a equipa que tem de conhecer e estar de acordo com o cronograma, o cliente também tem de o conhecer para saber gerir melhor as expetativas. Educar os clientes sobre os processos envolvidos nos projetos vai ajudá-los a compreender tudo mais profundamente e apreciar o trabalho que está envolvido.

3 – Saber quando a equipa precisa ser envolvida

Há momentos em que a equipa precisa saber tudo, e momentos em que não é necessário. Saber quando precisa da equipa envolvida é uma habilidade fundamental que pode trazer vantagens específicas à equipa e ao projeto.

4 – Saber quem são os seus stakeholders

Alguns stakeholders serão óbvios, pois são intervenientes diretos nos projetos. No entanto, não se esqueça que pode haver outros stakeholders que talvez não sejam tão óbvios, dependendo do tipo de projeto em que se está a trabalhar. Pense em clientes do cliente, o público em geral, outros especialistas do setor e outras pessoas na empresa.

5 – Liderar com uma atitude positiva

É preciso assumir manter a equipa motivada e focada nos projetos. Convém sermos capazes de elogiar onde é devido, e estarmos prontos para elevar a moral da equipa quando algo não corre como planeado.

Outra coisa que pode ajudar, é levar uma marmita saudável e beber muita água durante o dia, para manter o organismo tão são como a cabeça! E, não se esqueça de respeitar o horário de almoço para que tudo corra melhor!


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]