Receita de pudim de salmão

Receita de pudim de salmão

Não é como o pudim de peixe das nossas avós… é um saudável pudim de salmão!

Não sei se era só mania da minha família fazer pudim de peixe em certas ocasiões ou se era uma coisa daquela época em todas as famílias, mas, verdade seja dita, eu não gostava assim tanto daquilo. Recentemente fui a um evento que tinha pudim de salmão em miniatura, provei sem saber o que era e acabei por gostar.
Passados uns tempos lembrei-me disso e decidi procurar uma receita de pudim de salmão para fazer em casa. Não ficou exatamente igual e, muito menos, ficou em miniaturas, mas o sabor estava bastante bom!

Receita de pudim de salmão
Ingredientes:

– 250 gr de lombos de salmão
– ½ limão
– 3 folhas de gelatina
– 1 dl de natas frescas para bater
– 2 colheres (de sopa) de maionese
– 3 colheres (de sopa) de aneto picado
– 2 colheres (de sopa) de margarina
– Pimenta moída na hora q.b.
– Sal q.b.
– Água q.b.

Preparação:

Limpe os lombos de salmão. Certifique-se que não têm nem pele nem espinhas. Tempere-os com sal e pimenta moída na hora. Regue, com o sumo de ½ limão e deixe a marinar no frigorífico.
Coloque as folhas de gelatina, numa tigela, de molho em água fria.
Numa outa taça, bata as natas até ficarem bem espessas. De seguida envolva as natas com a maionese e o aneto finamente picado. Leve também ao frigorífico.
Derreta a margarina numa frigideira antiaderente e cozinhe o salmão, em lume médio a forte durante 2 a 3 minutos de ambos os lados.
Retire o salmão para um prato e deite na frigideira 0,5 dl de água. Deixe ferver, retire do lume e adicione a gelatina escorrida.
Esmague o salmão com a ajuda de um garfo e volte a colocar na frigideira misturando bem. Ao retirar do lume, deixe arrefecer um pouco e junte ao preparado de natas com a maionese. Envolva delicadamente.
Distribua esta mistura por uma forma de pudim ou 6 forminhas individuais, previamente passadas por água fria, e leve ao frigorífico até que fiquem uniformes. Pode usar alguns camarões para decorar a forma.
Quando for servir, desenforme e acompanhe com uma salada.

Se quiser acompanhar com uma salada mais irreverente, experimente a que deixo aqui. Leva pera e uvas!


Related Posts

Salmão frito: uma alternativa macia e fresca ao bacalhau!

Salmão frito: uma alternativa macia e fresca ao bacalhau!

Rápida, fácil e deliciosa: esta receita de salmão frito é um autêntico milagre de Natal! Aceita um desafio? Neste Natal, experimente preparar aqueles pratos típicos da quadra. Sim, aqueles que metem bacalhau ou peru pelo meio. Mas, se gostar mesmo de cozinhar, não resista em […]

Surpreenda o paladar com um strudel de salmão com espinafres e queijo!

Surpreenda o paladar com um strudel de salmão com espinafres e queijo!

Tenha um fim de semana delicioso, com esta receita de strudel de salmão com espinafres e queijo! Vai começar mais um grande fim de semana, ao longo do qual temos de preparar algumas refeições. Por vezes, caímos numa monotonia no que à cozinha diz respeito […]