O leite materno é analgésico

O leite materno é analgésico

Em procedimentos dolorosos, o leite materno ajuda os bebés

Já toda a gente sabe que o leite materno tem poderes especiais. É quase como uma “super-comida” que se dá aos bebés para os tornar mais fortes. E, recentemente, os investigadores descobriram-lhe mais um poder!

Apesar de ser uma técnica já utilizada há vários anos por algumas mães, só mais recentemente é que começou a ser utilizada com mais frequência pois havia muita gente contra, incluindo médicos e não havia estudos que comprovassem a sua eficácia.

Um estudo recente feito no Canadá, comprovou que as substâncias presentes no leite materno proporcionam um efeito analgésico durante a vacinação e outros processos dolorosos. Se a criança mamar durante o processo, a dor será menor e a amamentação ainda vai trazer conforto, segurança e serve de distração para o bebé.

Esta técnica de amamentar pode ser utilizada em qualquer exame de sangue, teste do pezinho ou exame doloroso e o recomendado é que a amamentação comece cinco minutos antes do procedimento e dure até cinco minutos depois.

E como falámos de um assunto sério, nada melhor que desanuviar. Veja aqui estas fotografias que mostram porque é que nunca deve deixar os miúdos sozinhos em casa!