É um paraíso que fica a menos de uma hora de Lisboa, sabe a que me refiro? É difícil adivinhar porque o nosso país está cheio de pequenos paraísos, essa é a verdade. Mas hoje venho falar de Santa Cruz em Torres Vedras. A praia de Santa Cruz tem uma beleza muito própria e é muitas vezes injustiçada. O clima pode nem sempre ser o melhor, mas essa é precisamente uma das características que a tornam tão especial.
O nevoeiro que costuma cobrir a praia, a juntar à natureza selvagem e à beleza das arribas, dão a este sítio um ar misterioso e cinematográfico. Pode não ser a melhor praia para quem quer aproveitar o sol e um mar calmo, mas é de certeza das melhores para quem quer observar, relaxar e apreciar as coisas boas que a natureza tem para nos oferecer. O escritor Ramalho Ortigão, no livro “As praias de Portugal” disse que Santa Cruz era uma das “praias obscuras”, precisamente por todo esse ambiente misterioso.
Em 2012, Santa Cruz foi considerada a 16ª melhor praia do mundo pela Condé Nast Traveller.
Na realidade, quando se fala em Santa Cruz não se pode falar apenas numa praia. A praia do Guincho, da Formosa, de Santa Helena, do Pisão, entre outras, também fazem parte de Santa Cruz.
Na praia da Física, também ela parte de Santa Cruz, está o Noah que existe desde de 2015. “O que é isso?” está você a perguntar. É um local porreiro onde pode comer, beber, disfrutar… mas também tem uma escola de surf, organiza arraiais, concertos, workshops, e é no Noah que pode alugar a sua barraquinha de praia.
Não pense que este espaço é único, o que não faltam por lá são outros locais que merecem a sua visita, como o Bronzear, na praia de Santa Helena, ou o Manel Bar, o primeiro bar da terra, inaugurado em 1979 e com ar muito castiço.
Se for a Santa Cruz, não deixe de ir até ao mercado. Os mercados são sempre sítios giros de se ver. O peixe e legumes frescos, as pessoas da terra, os turistas. São locais com a alma!
O que não falta em Santa Cruz são motivos para ser visitada. Não fique em casa e siga este meu concelho. Vale a pena!
Um outro local que tem muito por descobrir é Cascais. Veja aqui.