A receita de profiteroles que o vai deixar rendido

A receita de profiteroles que o vai deixar rendido

Quem gosta de profiteroles? Eu amo e decidi partilhar esta receita super deliciosa e imprópria para os mais gulosos. Se provar, não vai querer outra coisa! Para além disso, os profiteroles ficam lindos em cima de qualquer mesa. Vamos lá experimentar!

Receita de profiteroles

INGREDIENTES:

– 1/3 de chávena de chocolate de avelã derretido

– 3/4 de chávena de creme espesso de chocolate e leite condensado batido

– 1/4 de chávena de avelã torrada a seco picada

Creme pasteleiro de CHOUX:

– 60 gr de manteiga batida

– 2/3 de chávena de farinha simples

– 3 ovos batidos levemente

Molho DE CHOCOLATE:

– 100 gr de chocolate escuro picado

– 100 gr de chocolate com leite picado

– 1/3 de chávena de creme espesso

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 220 graus com ventilador forçado. Forre dois tabuleiros grandes para ir ao forno com papel vegetal.

Misture a manteiga e 2/3 de chávena de água fria numa panela a fogo médio. Cozinhe durante 3 a 4 minutos ou até a manteiga derreter e a mistura começar a ferver.

Reduza o lume. Adicione a farinha. Cozinhe, mexendo, durante 2 a 3 minutos ou até que a mistura forme uma bola. Coloque de lado durante 5 minutos para arrefecer um pouco.

Reserve duas colheres de chá de ovo. Usando uma colher de pau, misture gradualmente o ovo restante até que a mistura forme uma massa brilhante (a mistura deve cair da colher).

Coloque as colheres de sopa de massa, com uma distância de 6cm, nos tabuleiros já preparados. Pincele com o ovo reservado.

Asse um tabuleiro de profiteroles durante 10 minutos. Reduza o calor para 180 graus com ventilador forçado. Mantenha no forno durante mais 10 a 12 minutos ou até dourar.

Usando uma faca pequena, corte cuidadosamente uma fenda na base de cada profiterole. Coloque novamente no forno com o lado cortado para cima. Asse durante 5 minutos. Aumente a temperatura para 220 graus com ventilador forçado.

Repita com o processo com o outro tabuleiro.

Agora para o molho de chocolate, coloque o chocolate e o leite condensado num recipiente resistente ao microondas. O microondas deve estar a uma potência média, durante 1 a 2 minutos ou até ficar liquido, mexendo a cada 30 segundos. Reserve por 20 minutos ou até a mistura ter engrossado.

Coloque o chocolate de avelã derretido numa bolsa de pasteleiro com um bocal liso de 1cm, recheie metade dos profiteroles para preencher a metade. Repita o mesmo processo com o chantilly.

Construa uma pirâmide numa bandeja própria para bolos. Deite o molho de chocolate sobre a pirâmide. Polvilhe com avelãs. Reserve durante 20 minutos e está pronto a servir.

 

Veja também esta receita de mousse de baunilha e chocolate aqui.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]