Hoje venho falar-vos de medicina alternativa. Já experimentaram? Tem alguma opinião formada? Bem, as medicinas tradicionais, baseadas em terapias alternativas, tem crescido a olhos vistos nos países ocidentais e têm cada vez mais adeptos. Diz-se que tudo o que é natural é bom, e estas formas de tratamento alternativas são na sua maioria naturais. Talvez esse seja um dos motivos para tanta gente aderir a este tipo de tratamentos. Tentar não custa, e a verdade é que quando não vemos os problemas serem resolvidos de outra forma, a solução pode estar onde menos esperamos. Deixo-lhe quatro tipos de medicinas alternativas.
3 tipos de medicinas alternativas
Acupuntura
A acupuntura é a terapia mais conhecida e também a mais aceite. Há alguns casos em que são os próprios médicos da medicina convencional a aconselharem a acupuntura porque o sucesso deste tratamento tem sido grande. Não é novidade que a acupuntura é feita com agulhas, mas será que sabe o porquê? As agulhas são colocadas em pontos específicos do corpo, chamados de “pontos de acupuntura”, que estão sobre linhas denominadas de “meridianos chineses” e “canais”, tudo isso vai mexer com as energias do seu corpo. É usada, por exemplo, em casos de alergias, tratamento de cancro e de dor, ou para combater a infertilidade.
Ventosas
Ao contrário da acupuntura, o tratamento com ventosas não age diretamente num ponto, mas numa área. Em alguns casos, a ventosoterapia pode aliviar os sintomas mais rápidamente do que uma sessão de acupuntura. A ventosa fica colocada no paciente entre 5 a 20 minutos. A imagem pode assustar mas, pelo que dizem, este tratamento não magoa, apenas deixa uma marca temporária em forma de círculo e deixa também uma sensação de calor. No final, este tratamento serve para desintoxicar o organismo, tratar dores musculares e abdominais, problemas digestivos e hipertensão arterial. Famosos como Michael Phelps já adotaram esta prática.
Reflexologia
Esta terapia parte do princípio que existem reflexos nos pés, nas mãos e na face e que cada um deles corresponde a um órgão, glândula e membro do corpo. Cada pé tem 7.200 extremidades nervosas, que devem ser estimuladas. O dedo grande do pé, por exemplo, é muito importante. Sente dores de cabeça ou na coluna? É só experimentar a massajar esse dedo com movimentos ascendentes! Quem diria…
Gostou destas dicas de medicina alternativa? Então veja também tudo o que ainda não sabe sobre plantas medicinais aqui.