Acidente durante ao incêndio em Pedrógão Grande
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, adiantou que um avião despenhou-se na zona de Ouzenda no combate ao incêndio em Pedrógão Grande, e não é nenhum dos dois Canadair contratados por Portugal, adiantou fonte da ANPC à Lusa.
A mesma fonte informou que se encontra a caminho do local um helicóptero do INEM. A SIC Notícias diz que um helicóptero da esquadra 751 do Montijo também está a caminho do local onde se despenhou o avião Canadair.
A informação da queda da aeronave na zona de Pedrógão Grande chegou durante esta tarde e uma equipa deste organismo vai deslocar-se para o local para, em conjunto com a Proteção Civil, proceder às operações.
Informações prestadas pela Proteção Civil à agência Efe, afirmam que o aeronave é portuguesa e não espanhola.
O incêndio começou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e já provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo um balanço divulgado hoje.
O fogo começou na aldeia de Escalos Fundeiros e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, também no distrito de Leiria.
Neste momento, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.
Este incêndio já consumiu cerca de 26.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.
Hoje às 17h24 combatiam o incêndio em Pedrógão Grande 1215 operacionais apoiados por 408 viatuas e 16 meios aéreos.
Esta foi uma tragédia sobre outra tragédia. O nosso país passa por uma mau momento e o apoio a todos os bombeiros e a todas as vítimas é essencial.
Já conhece a história da cadelinha que salvou família e os vizinhos do incêndio? Giovanna foi uma autentica heroína. Veja a história aqui.