Receita de migas de pão alentejano

Receita de migas de pão alentejano

As migas são um prato típico de algumas regiões da Península Ibérica, principalmente do centro e do sul, nomeadamente do Alentejo, em Portugal, e da Mancha, Múrcia, Andaluzia, Estremadura e Aragão, em Espanha. As migas são confecionadas à base de pão, mas também existem migas de batata no Alentejo e de farinha. É um prato muito associado aos pastores, que faziam para aproveitar as sobras de pão duro. A sugestão de hoje é desta receita de migas que me enviaram, migas de pão alentejano.

Receita de migas de pão alentejano

Ingredientes:

-1 pão alentejano

-1 folha de louro

-Azeite q.b.

-4 dentes de alho

-Sal q.b.

-Linguiça a gosto

-Espargos a gosto

Preparação:

Corte o pão em fatias finas, e demolhe-o em água.

De seguida, numa frigideira, frite a linguiça picada ou em fatias finas, em azeite, alho e louro. Acrescente os espargos cortados.

Quando a linguiça estiver bem frita, junte o pão que estava demolhado. Vá sempre mexendo à medida que vai acrescentando o pão. Pode decidir se quiser migas mais suaves (com mais água) ou mais secas (esprema o pão). Vá mexendo até atingir a consistência que mais gostar para as suas migas. Acerte o tempero com um pitada de sal.

Sugestão: Antes de servir pode polvilhar as migas com salsa.

 

Espreite também a receita de lulas recheadas, aqui.


Related Posts

Bacalhau com migas e espinafres

Bacalhau com migas e espinafres

Não resiste a um típico prato de bacalhau em pleno Natal? Espreite esta receita de bacalhau com migas e espinafres! Nesta receita, o bacalhau não podia estar em melhor companhia! Sim, a verdade é que por este blog já é habitual esse ingrediente contar com […]

Empadão de alheira à moda da Rita Ferro Rodrigues

Empadão de alheira à moda da Rita Ferro Rodrigues

Gosto de empadão. Faço-o com muita frequência para aproveitar sobras de carnes ou peixe. É um prato fácil de preparar e que quase toda a gente gosta. Mas esta sugestão da apresentadora Rita Ferro Rodrigues, este Empadão de alheira, não conhecia. Experimentei e garanto-vos que é […]