Doce de tapioca

Doce de tapioca

A tapioca é sem dúvida um dos ingredientes do momento. É um ingrediente brasileiro e finalmente começa a ser comercializado aqui, em Portugal. O que trago hoje é uma receita que me enviaram: doce de tapioca. Feito com tapioca granulada. Mas tapioca é um ingrediente muito versátil: pode fazer a típica tapioca recheada e a farinha de tapioca também pode compor bolos, panquecas, etc.

Se ainda não conhece esta pequena maravilha, corra para a cozinha!

 

Doce de tapioca

Ingredientes:

250g de tapioca granulada

1 litro de leite meio gordo

1 lata de leite condensado

4 colheres de sopa bem cheias de açúcar

Raspas de 1 limão

1 pau de canela

50g de manteiga

3 gemas de ovo

Canela em pó

 

Preparação:

Demolhe a tapioca em 1,2L de água durante 30 minutos. Depois, coe a tapioca numa rede fina.

Num recpiente, mexa as gemas. Misture-as com um pouco de leite. Numa panela coloque o leite condensado, o restante leite, as raspas de limão, o pau de canela e a manteiga. Mexa, leve ao lume e deixe ferver. Quando começar a ferver, junte a tapioca e mexa muito bem.

Deixe cozinhar em lume médio aproximadamente 10 minutos até engrossar. Mexa apenas de vez em quando para não agarrar no fundo. De seguida junte o açúcar e as gemas dissolvidas no leite. Mexa  e apague o lume antes que comece a ferver.

Divida o doce de tapioca por tacinhas. Guarde no frigorífico até que fique fresco.
Quando o for servir polvilhe com canela em pó.

 

 

Espreite mais receitas doces aqui.

(Visto 6.393 vezes)

Artigos Relacionados

Tarte light de maçã: tenho a certeza de que vai adorar!

Tarte light de maçã: tenho a certeza de que vai adorar!

Só precisa de três ingredientes para preparar uma tarte light de maçã! Sim, leu bem: existem receitas de tarte light. É só encontrar os ingredientes certos e deixar de lado – ou sermos mais controlados – quando se trata dos alimentos que são ricos em […]

Receita de pão de dióspiro

Receita de pão de dióspiro

Tão reconfortante como os bolos preparados pelas nossas avós. Fique com esta receita de pão de dióspiro. Há bolos que têm aquela magia de nos transportar até à nossa infância, por contarem com um sabor tão aconchegante como as sobremesas preparadas pelas nossas mães e […]