Doce de tapioca

Doce de tapioca

A tapioca é sem dúvida um dos ingredientes do momento. É um ingrediente brasileiro e finalmente começa a ser comercializado aqui, em Portugal. O que trago hoje é uma receita que me enviaram: doce de tapioca. Feito com tapioca granulada. Mas tapioca é um ingrediente muito versátil: pode fazer a típica tapioca recheada e a farinha de tapioca também pode compor bolos, panquecas, etc.

Se ainda não conhece esta pequena maravilha, corra para a cozinha!

 

Doce de tapioca

Ingredientes:

250g de tapioca granulada

1 litro de leite meio gordo

1 lata de leite condensado

4 colheres de sopa bem cheias de açúcar

Raspas de 1 limão

1 pau de canela

50g de manteiga

3 gemas de ovo

Canela em pó

 

Preparação:

Demolhe a tapioca em 1,2L de água durante 30 minutos. Depois, coe a tapioca numa rede fina.

Num recpiente, mexa as gemas. Misture-as com um pouco de leite. Numa panela coloque o leite condensado, o restante leite, as raspas de limão, o pau de canela e a manteiga. Mexa, leve ao lume e deixe ferver. Quando começar a ferver, junte a tapioca e mexa muito bem.

Deixe cozinhar em lume médio aproximadamente 10 minutos até engrossar. Mexa apenas de vez em quando para não agarrar no fundo. De seguida junte o açúcar e as gemas dissolvidas no leite. Mexa  e apague o lume antes que comece a ferver.

Divida o doce de tapioca por tacinhas. Guarde no frigorífico até que fique fresco.
Quando o for servir polvilhe com canela em pó.

 

 

Espreite mais receitas doces aqui.

(Visited 7.539 times, 1 visits today)

Related Posts

Como fazer um glacé caseiro sem demorar tempo nenhum!

Como fazer um glacé caseiro sem demorar tempo nenhum!

Dê um toque mais doce aos seus lanches! Prepare este glacé caseiro! Ora aqui está uma daquelas dicas de culinária que é mesmo obrigatório guardar em lugar seguro. De certeza que nos vai fazer falta da próxima vez que quisermos dar aquele toque final a […]

Bolo de chocolate sem glúten e sem açúcar!

Bolo de chocolate sem glúten e sem açúcar!

Parece impossível, mas acredite em mim: este bolo de chocolate não tem glúten, açúcar, lactose e gorduras más! De há uns tempos para cá, tenho apostado numa alimentação mais saudável, sem glúten. E, graças a isso, acabo por lhe apresentar imensas receitas muito curiosas. Esta […]