Quais são as coisas que as pessoas bem sucedidas não fazem? É isso que Travis Bradberry, presidente de uma empresa dedicada à inteligência emocional, escreveu num artigo publicado na rede de ligações profissionais LinkedIn. Bradberry identificou os nove comportamentos daqueles que são inteligentes a nível emocional.
1. Não vivem no passado – Pensar demasiado nos fracassos que aconteceram pode fazer com que não consigamos dar um passo em frente. Cada um deve ter a noção de que os riscos e os esforços fazem parte do caminho para o sucesso.
2. Não se focam nos problemas – Quando alguém passa a vida a pensar no problema, todo o seu desempenho acaba por ser negativo. O foco deve estar na solução do problema.
3. Não se focam na perfeição – A perfeição não existe, sendo que focar sempre os pontos negativos poderá trazer a sensação de fracasso.
4. Não são influenciadas por pessoas negativas – Devemos ajudar os outros e ser um “ombro amigo”, mas não devemos deixar que elas nos levem para dentro de uma “espiral emocional negativa”, segundo Bradberry.
5. Não têm problemas em dizer “não” – Pessoas bem sucedidas conseguem assumir os seus compromissos, defender o que querem e não têm medo de dizer “não” quando é realmente necessário.
6. Não deixam que ninguém estrague a sua felicidade – Os sentimentos e opiniões dos outros não devem destruir a nossa felicidade e esta não deve ser comparada com a deles. A nossa autoestima vem de nós.
7. Perdoam, mas não esquecem – Pessoas bem sucedidas não ficam a “remoer” no que aconteceu, mas também podem não deixar que um novo erro surja.
8. Não param de lutar – Não devemos deixar-nos abater pelas adversidades da vida, sendo que o ideal é que usemos as nossas emoções e capacidades com sabedoria, para que consigamos atingir vitórias.
9. Não são rancorosas – O rancor é uma resposta ao stress, que contribui para doenças cardíacas e para a pressão arterial. Se nos libertarmos do rancor, vamos sentir-nos melhor.
Depois de conhecer a lista de coisas que as pessoas bem sucedidas não fazem, saiba aqui todas as datas que interessam no que toca ao IRS este ano.