Hoje comemora-se o Dia da Dona de Casa, cujo objetivo é honrar a mulher por todo o seu esforço em tornar uma casa num lar em que uma família pode viver de forma mais confortável.
Primeiramente, faça um horário para cada tarefa, de forma a que consiga ter tudo feito de forma rápida e eficaz. Tente adequar esse horário à rotina da família, especialmente por causa das horas das refeições.
Não desperdice. Tente economizar bastante, aproveitando bem os alimentos, verificando os prazos de validade e as sobras existentes. Tenha atenção aos gastos de eletricidade, especialmente no que toca a lâmpadas acesas sem necessidade e aparelhos ligados ou em stand by.
Prepare um menu semanal. Basta sentar-se com a sua família e decidirem o que vão comer a cada dia da semana, para terem uma alimentação mais cuidada e não perdendo tempo na hora das compras.
Poupe tempo em limpezas ao fazer as coisas de forma imediata. Ou seja, faça a cama logo pela manhã, lave a loiça à medida que a vai sujando e varra a casa diariamente. Também não convém que deixe acumular muito lixo…
Tente arranjar a roupa. Junte as peças da família que estão com defeito e faça com que elas estejam em boas condições. Se não conseguir tratar do assunte, deixe numa costureira. Seja criativo e aproveite a roupa que já tem em casa.
Tente convencer a família a auxiliar e dedique-lhes tempo. Afinal, uma “dona de casa” não precisa de fazer tudo de forma “solitária”… Peça ajuda ao seu companheiro e aos seus filhos. Conseguirá poupar tempo e aproveitá-lo para fazer atividades mais agradáveis com ele. Aproveite e tire tempo para você mesmo, para cuidar de si e para fazer os seus hobbies.
Se é este o seu dia, desfrute dele. Para fazer as coisas de que mais gosta. Para ir jantar fora com a família. Para se divertir e deixar as tarefas domésticas de fora (mas só hoje, claro).