Dia Mundial do Cancro da Mama: um problema para mulheres…e homens

Dia Mundial do Cancro da Mama: um problema para mulheres…e homens

Hoje é o Dia Mundial do Cancro da Mama. Esta é uma doença mais associada ao sexo feminino, mas, na realidade, também os homens estão expostos a ela. Cerca de um a dois por cento deles também sofre deste problema.
O cancro da mama, no caso dos homens, é mais comum naqueles que têm mais de 60 anos, sendo que cerca de 300 indivíduos são diagnosticados com esta doença, por ano.
Infelizmente, o cancro da mama, na generalidade, quando é detetado no homem, já está numa fase muito avançada, sendo mais difícil de tratar. Isso acontece essencialmente porque as mulheres estão mais sensibilizadas para este problema, ao contrário dos indivíduos do sexo masculino.
Os sintomas podem ser: aparecimento de nódulos na mama; alterações no tamanho, na forma ou na pele; mudanças no aspeto do mamilo; descarga mamilar; úlceras mamárias; erupção cutânea no mamilo ou à volta do mesmo. Contudo, as dores na mama não costumam ser indício de cancro.
No que toca a fatores de risco, há que considerar a exposição a radiações, a obesidade, a herança genética e os elevados níveis de estrogénio.
Todos nós, homens e mulheres, devemos zelar pela nossa saúde, tomando todos os cuidados e fazendo um auto-exame nas nossas casas. Em caso de dúvida, não hesite em ir ao médico, pois há que ter em conta a gravidade desta doença e que, se for detetada a tempo, pode ser curada mais rapidamente.

 

 

 


Related Posts

Bárbara Guimarães tem cancro de mama

Bárbara Guimarães tem cancro de mama

Os meus desejos de rápidas melhoras à Bárbara Guimarães! Bárbara Guimarães anunciou esta sexta-feira que tem cancro de mama. A apresentadora partilhou na sua conta de Instagram a seguinte mensagem: “Meus queridos, a todos quero comunicar: tenho cancro de mama. Os meus trunfos são: amor, […]

O risco de ter um cancro diminui quando consome estes 5 alimentos!

O risco de ter um cancro diminui quando consome estes 5 alimentos!

Aponte os ingredientes poderosos que conseguem ajudar a diminuir um risco de cancro! Eis algo de que toda a gente já sabe: a nossa saúde é o reflexo da nossa alimentação. Por exemplo, ter um regime alimentar equilibrado e com ingredientes cheios de saúde é […]