Verão = Cuidados Redobrados com a Saúde da sua Aparência

Verão = Cuidados Redobrados com a Saúde da sua Aparência

O verão é provavelmente a época do ano que a maioria de nós mais anceia. Entre praia, piscina e passeios, o cheirinho a férias anda no ar e não há como saber resistir-lhe. Contudo, os cuidados com a nossa beleza não tiram férias e precisam até de uma atenção redobrada nesta época do ano. Trago-lhe então as dicas essenciais para não deixar que as agressões da estação descurem a saúde da sua aparência.

 

Escolha o creme mais indicado para a sua pele. A sua pele manda, como tal é importante aplicar o creme de dia e noite certos, de acordo com as necessidades da mesma, quer seja uma pele jovem de 15 anos e acneica, não acneica, de 30 ou 50 anos. Existem cremes que têm na sua composição substâncias que podem tratar as borbulhas, ou compensar uma pele com tendência para rosácea, e outros com propriedades antienvelhecimento – só tem de escolher o mais indicado para si. O creme de noite deve colocar-se desde o mais cedo possível, podendo ou não ser antirrugas – normalmente aconselhado a partir dos 20/25 anos. Antes disso, um creme de noite pode ser simplesmente hidratante, seborregulador, ou de tratamento e prevenção de borbulhas.

Não esqueça a esfoliação. Para peles mais gordurosas e grossas, duas a três vezes por semana; em peles mais finas e com menos gordura, uma vez por semana será suficiente. Em geral, o indicado é uma vez por semana, corpo e rosto. Se planear ir à praia nesse dia ou no dia seguinte, aconselha-se apenas uma esfoliação muito ligeira, sob pena de sensibilizar a pele antes da exposição solar. Atenção: a esfoliação é desaconselhada a peles sensíveis ou com tendência para rosácea.

Hidratar, hidratar, hidratar. A chave para um bronze uniforme e bonito é a hidratação. A pele que vai expor-se ao sol deve estar em perfeitas condições de saúde, bem hidratada e homogénea (daí a necessidade de esfoliação prévia). Hoje existe toda uma panóplia de produtos por onde escolher, para peles muito ou pouco secas, com efeito apenas hidratante ou também refirmante, ou mesmo anticelulítico. Estes últimos podem continuar a ser aplicados durante o verão desde que o fabricante não contraindique a exposição solar, o que acontece por vezes quando alguma das substâncias na composição tem propriedades fotossensibilizantes.

Mantenha o cabelo bem lavado. O cabelo deve estar sempre limpo para se manter saudável. Para avaliar a sua frequência semanal de lavagem, basta colocar o dedo na raiz: se ficar brilhante, significa que está oleosa e precisa de ser limpa. A lavagem deve ser sempre delicada, já que as mais agressivas, em que há um atrito mais forte com unhas e dedos, podem desencadear a produção de mais gordura. Normalmente, antes e depois da exposição solar, devem usar-se champôs neutros e suaves, e máscaras mais hidratantes do que o habitual. E acabemos de vez com o mito: lavagem diária não danifica o cabelo, desde que se usem os produtos adequados.

 

 

Fonte