As superfícies comerciais sabem das fraquezas dos consumidores e acredite que nada é deixado ao acaso. Tudo é pensado e feito para apelar ao consumo. Estas estão desenhadas de forma a persuadir-nos a adquirir determinados alimentos, influenciando-nos pela sua imagem e pelas sensações que estas nos despertam. Todos temos de comprar os produtos de mercearia, frescos, limpeza, de higiene, entre outros, o problema está, muitas vezes, nos produtos a mais que se gasta sem necessidade. Uma boa alimentação começa com escolhas inteligentes. É fundamental sabermo-nos focar nas compras realmente importantes, úteis e saudáveis. Por isso, deixo-lhe 7 dicas para fazer boas compras de alimentação:
- Antes de ir ao supermercado comprometa-se a comprar apenas o que escreveu na sua lista. Desta forma vai diminuir as hipóteses de ser apanhado pela publicidade das marcas de comida. Se já conhecer o supermercado ordene a lista pelos corredores de produtos. Assim poderá fazer as compras de forma mais rápida e eficaz e será mais fácil manter-se dentro do que tinha estipulado.
- Olhe as prateleiras de cima a baixo. Os produtos mais caros e que pretendem persuadi-lo com maior intensidade estão na linha dos olhos, mais acima ou mais abaixo estarão os produtos que efectivamente necessita.
- Evite ir às compras com crianças, que pedem produtos desnecessários a toda a hora e geralmente nada saudáveis. Vai acabar por fazer uma compra extra que não estava prevista.
- Afaste-se da padaria Esta secção e todos os seus corredores são preenchidos com alimentos açucarados, processados, enriquecidos de forma a tornarem-se mais atraentes para o nosso olfato e paladar. Em grande parte dos locais de consumo, a padaria aparece depois dos vegetais e fruta pela simples razão estratégica de que depois de fazer algumas escolhas mais saudáveis está mais à vontade para tomar más decisões.
- Aprender a ler os rótulos nutricionais das embalagens dos alimentos é um factor chave para realizar escolhas mais saudáveis. É importante saber que em destaque no rótulo aparece a quantidade de calorias, gordura, proteína e hidratos de carbono por porção e não por 100g o que nos pode levar a sermos enganados. Verifique se o rótulo tem palavras como “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado” na lista de ingredientes. Estas são as piores gorduras e que deve evitar a todo o custo.
- Os especialistas aconselham a não ir ao supermercado com fome, porque acabará por comprar mais comida “gulosa” do que realmente necessita.
- Vá às compras com tempo para que tenha a possibilidade de comparar preços, ler os rótulos, verificar datas de validade e condições da embalagem, em vez de comprar o primeiro produto que lhe aparecer à frente.