Confesso que por vezes com “as pressas” matutinas, nem sempre o meu pequeno-almoço é equilibrado e saudável. É qualquer coisa que agarro, que esteja mais à mão, e pronto. Ao fim-de-semana é quando o pequeno-almoço é, definitivamente, uma refeição demorada.
O pequeno-almoço é uma refeição que divide pessoas: existe umas que não saem de casa sem tomar o pequeno-almoço; outras que de manhã afirmam que não conseguem comer nada e outras que “picam qualquer coisa”.
Assim como qualquer outra refeição, deve ser o mais saudável possivel, e ter uma grande variedade de alimentos para começar o dia da melhor maneira.
O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia?
O almoço é que deve ser a refeição mais importante do dia. É ele, o responsável por suprir grande quantidade de nutrientes e acaba por equilibrar o restante dia. O pequeno-almoço é importante para todas as pessoas, independentemente da rotina de exercícios, porque, caso não nos alimentemos de manhã, podemos desenvolver um quadro hipoglicêmico grave.
Café preto antes de comer a primeira refeição do dia?
Caso não tenha alguma úlcera ou gastrite, pode consumir normalmente. A questão por vezes, não é o consumo de café antes de tudo o resto, mas sim mistura com o açúcar.
Qual será então, o pequeno-almoço ideal?
Para quem pratica desporto mal acorde, deve comer alguma proteína como ovos, leite, queijos e iogurtes.
Grãos e pães também são importantes, de preferência, integrais. Se costuma usar sementes, deve continuar a incluí-las; se não usa, devia começar. Linhaça, quinoa, chia e aveia ajudam a equilibrar o nível de açúcar no sangue e fazem bem para a saúde intestinal.
Frutas como banana, abacate e kiwi são as frutais ideais para comer ao pequeno-almoço. A banana é fonte de fibras, vitaminas e minerais, que também ajuda na digestão. O abacate tem gorduras saudáveis, além de ajudar na absorção de vitamina A.
Veja também a receita de parfait de frutos vermelhos, uma excelente opção de pequeno-almoço.