Ortorexia, sabe o que é? Não é uma palavra propriamente bonita e até é um termo recente, do qual se começou a ouvir falar há pouco tempo. É nada mais, nada menos, que um transtorno alimentar, muito diferente da anorexia e buliria. É quando a preocupação com a alimentação e vida saudável é levada ao seu extremo. É uma relação não saudável com a comida saudável!
É verdade que nos encontramos num momento em que “ ter uma vida saudável está na moda” mas tudo o que é demais faz mas já diz o ditado, e ser saudável é tão bom, mas ser demasiado saudável pode desencadear problemas de saúde.
Ao contrário de pessoas que sofrem de anorexia ou bulimia, as pessoas que sofrem de ortorexia não escondem o seu problema, até porque na maior parte das vezes nem têm consciência que sofrem deste distúrbio alimentar, nem as pessoas que os rodeiam. Inicialmente parece apenas preocupação com a saúde e forma física. Com o passar do tempo é possível perceber que algo não está bem.
As consequências negativas deste distúrbio são sobretudo a nível do foro social e psicológico:
– Socialmente, porque as pessoas como se tornam obcecadas por comer apenas certos tipos de alimentos que acham que são os mais saudáveis, deixam de querer ir a sítios que as ‘façam’ comer outro tipo de coisas, e acabam mesmo por se isolarem.
– Ao nível psicológico as pessoas que sofrem de ortorexia sentem-se frustradas pelo fato de terem consumido algum alimento que não esteja na sua dieta.
Os principais sintomas de uma pessoa que sofre de ortorexia são:
—Preocupação constante com a alimentação;
— A alimentação saudável é a prioridade;
— Só compram alimentos saudáveis;
— Se os produtos tiverem aditivos como corantes, conservantes, sal, gordura ou açúcar, não entra nos alimentos consumidos destas pessoas;
— Preferem apenas consumir o que elas mesmas cozinham;
— Sentem-se muito frustradas quando cometem algum deslize e tentam compensar com as refeições seguintes ou com treinos mais intensos.
Espreite aqui, como pode começar o dia da melhor maneira com papas de aveia.