Consumir os óleos vegetais pode ser uma forma de fornecer energia ao nosso corpo, regular o metabolismo e até o funcionamento do intestino. Atualmente com tanta variedade de produtos que encontramos no supermercado e tanta informação que nos chega diariamente, nem sempre é fácil escolher os óleos para cozinhar, os produtos mais adequados.
O nosso corpo precisa diariamente de gordura. O certo é que nem todas as gorduras são boas. Existem gorduras que podem fazer mal à saúde e que aumentam o risco de desenvolvimento de certas doenças. Existem outras gorduras que até podem proteger-nos de doenças.
Os três melhores óleos para cozinhar:
Óleo de côco
É o óleo que toda a gente fala e usa. A sua composição é essencialmente à base de gorduras saturadas (as boas). A sua gordura quando entra no nosso organismo é imediatamente transformada em energia e não em gordura. A grande vantagem deste óleo é que quando cozinhamos com ele, não produz substâncias tóxicas, mesmo quente. Além da sua utilização na cozinha também pode ser usado para hidratação da pele, do cabelo e existe quem bocheche com este óleo para branquear os dentes.
Manteiga
Tudo o que é comido em demasia, faz mal. É este o caso da manteiga, pois consumida de forma moderada pode trazer benefícios. Trata-se de uma gordura saturada das boas, e até é indicada para cozinhar. Atenção apenas às quantidades utilizadas.
Azeite
Quando o azeite é utilizado de forma correta contribui para a diminuição do mau colesterol (LDL) e promove o aumento do bom colesterol (HDL). Tenha só atenção que até aos 180 graus, o azeite não perde as suas propriedades, quando aquece mais que essa temperatura, começa a perder propriedades e até pode produzir substâncias tóxicas.
Gostou da dica dos melhores óleos para cozinhar? Espreite como a combinação do chá verde com o sumo de limão pode ajudar a emagrecer aqui.