Entre na Taverna das Marias, um espaço que é muito mais do que aparenta!
Há espaços que são muito mais do que parecem. Ou seja, muito mais do que um sítio onde se pode provar petiscos – uns mais saborosos do que outros. Onde sabemos que podemos encontrar um local calmo para reunir com amigos. E esperar por um serviço que se destaque pela simpatia. A verdade é que existem locais que defendem causas importantes.
Falamos da Taverna das Marias, em Alfama, onde, de acordo com Carla Pavolak, proprietária do local, as mulheres se podem divertir, ter voz e se sentirem livres, tal como citou o NiT. Este é um negócio familiar, criado entre Carla Pavolak e a filha Eduarda e que se sucedeu ao bar Maruto, comprometendo-se a preservar a história desse local noturno. Por exemplo, podemos encontrar as sardinhas de cerâmica ou uma balança de barco.
Mas passemos para a ementa. Quando entramos na Taverna das Marias, embarcamos numa viagem pelos sabores de Portugal. De norte a sul. Lisboa é representada por uma salada de bacalhau com grão. Já para o Algarve temos uma salada de tomate e cavala fumada. Mas há tantos mais petiscos para provar e repetir, como a costela de porco com migas de feijão-frade e agrião com laranja.
Quanto às bebidas, como não podia deixar de ser, há sabor típico à mesa com cervejas artesanais, até com rótulos de produtores locais.
Destaque-se que a Taverna das Marias é palco para eventos centrados nas mulheres, ou seja, debates sobre o papel feminino da sociedade, acompanhados por uma degustação de vinhos. De facto, há espaços que não se esgotam na primeira visita.
Fonte: NiT