Este ano, assisti a um momento único na minha ilha Terceira!
Com o final de 2024 ali à espreita, é tempo de fazer balanços. E, como não gosto de ficar quieto, tenho o hábito de fazer uma reflexão sobre as viagens mais marcantes que vivi nos últimos 12 meses deste ano. E, embora goste muito de conhecer maravilhas fora de Portugal, não há nada como a nossa terra. Daí que, hoje, destaque a viagem que fiz recentemente à Terceira.
Foi no já longínquo mês de junho que rumei à ilha dos meus Açores – e um dos motivos foi muito especial: divertir-me e matar saudades da minha casa na festa São João da Serra de Santiago, nas Lajes.
Não sei do que mais gostei nesta festa: se da simpatia das pessoas; se da alegria da música… ou se dos petiscos irresistíveis que coroaram este momento de diversão! Repare-me só nesta ementa: os caracóis; as favas escoadas… Que delícia!
Mas, além de todos estes pratos, este ano, a festa teve um sabor especial, já que se celebrou o 60.º aniversário do Império do Espírito Santo da Serra de Santiago. Este é um edifício muito especial para mim, porque, com ele, celebra-se a festa do Divino Espírito Santo, com a transferência da coroa do mordomo para o império no domingo anterior à coroação. Durante toda a semana, o terço é rezado no império, aberto aos irmãos e outros fiéis. Sem dúvida, é uma cerimónia muito bonita… e uma das razões que me fazem sempre voltar aonde pertenço: aos meus Açores! À minha Terceira!