Bacalhau com Natas: uma receita essencial para quem adora comida portuguesa!

Bacalhau com Natas: uma receita essencial para quem adora comida portuguesa!

Esta receita de Bacalhau com Natas vai ser a estrela aí de casa!

Faltam menos de três meses para a quadra natalícia e já só pensa nos típicos doces de Natal? Numa receita de peru, para brindar à vida, na mesa da ceia de Natal? Compreendo-o perfeitamente! O mesmo acontece comigo! No entanto, na minha opinião, pensar no Natal não é o mesmo… se não pensarmos num bom prato típico de bacalhau! Ora fique com esta sugestão de um Bacalhau com Natas… e muito bom apetite!

Receita de Bacalhau com Natas

Ingredientes:

– 500 g batatas
– Óleo para fritar
– 400 g de bacalhau
– 40 g de manteiga
– 40 g de farinha
– 250 ml de leite meio-gordo
– 250 ml de natas
– 1 c. (sopa) de sal
– Pimenta
– 1 c. (sopa) de noz-moscada
– ¼ de limão (sumo)
– 125 ml azeite
– 2 cebolas
– 3 dentes de alho picados
– 1 folha de louro
– 100 g queijo mozzarella ralado

Preparação:

Em primeiro lugar, descasque o corte as batatas em cubos. Frite-as em óleo quente, até dourarem. Retire-as com uma escumadeira e escorra-as sobre papel absorvente. Reserve.
Depois, coloque o bacalhau num tacho, cubra com água e leve a cozer em lume alto. Assim que ferver, baixe o lume e deixe cozinhar, por mais cinco minutos. Retire o bacalhau, escorra e reserve. Coe 200 ml do caldo do bacalhau e reserve.
Depois de ter arrefecido, lasque o bacalhau, eliminando a pele e as espinhas. Num tacho, leve a manteiga ao lume e deixe derreter.
Entretanto, junte a farinha e mexa muito bem. Aos poucos, vá adicionando o caldo coado, mexendo sempre. Sem parar de mexer, adicione, também, o leite e as natas.

Assim que levantar fervura, tempere com o sal, pimenta, noz-moscada e o sumo do limão. Envolva bem, retire do calor e reserve.
À parte, leve outro tacho ao lume com 100 ml do azeite. Adicione as cebolas, os alhos e o louro e deixe refogar. Acrescente o bacalhau, mexa e deixe refogar mais um pouco.
Assim que estiver pronto, junte as batatas e envolva bem. Acrescente 2/3 do molho de natas e leite, envolva, retire do calor e reserve.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C. Pincele um recipiente de forno com o restante azeite, disponha o preparado de bacalhau e regue com o molho que sobrou.
Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, até gratinar. Por fim, sirva, de seguida.


Related Posts

Bacalhau em azeite de alecrim: para abrir o apetite para o novo ano!

Bacalhau em azeite de alecrim: para abrir o apetite para o novo ano!

Só precisa de poucos minutos até ter pronta esta receita de bacalhau em azeite de alecrim! É bom para lutar contra a tosse, equilibra a pressão arterial e ajuda no tratamento das dores reumáticas, entre tantas outras vantagens. Então, se o alecrim é assim tão […]

Salada de sobras de bacalhau: imagina roupa velha mais saudável?

Salada de sobras de bacalhau: imagina roupa velha mais saudável?

Natal sem roupa velha… não é Natal, certo? Então, aproveite para fazer esta salada de sobras de bacalhau! Tão deliciosa como a Ceia de Natal… é mesmo a roupa velha! Na verdade, a partir das sobras da grande refeição da noite de 24 para 25, […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.