Bacalhau com Natas: uma receita essencial para quem adora comida portuguesa!

Bacalhau com Natas: uma receita essencial para quem adora comida portuguesa!

Esta receita de Bacalhau com Natas vai ser a estrela aí de casa!

Faltam menos de três meses para a quadra natalícia e já só pensa nos típicos doces de Natal? Numa receita de peru, para brindar à vida, na mesa da ceia de Natal? Compreendo-o perfeitamente! O mesmo acontece comigo! No entanto, na minha opinião, pensar no Natal não é o mesmo… se não pensarmos num bom prato típico de bacalhau! Ora fique com esta sugestão de um Bacalhau com Natas… e muito bom apetite!

Receita de Bacalhau com Natas

Ingredientes:

– 500 g batatas
– Óleo para fritar
– 400 g de bacalhau
– 40 g de manteiga
– 40 g de farinha
– 250 ml de leite meio-gordo
– 250 ml de natas
– 1 c. (sopa) de sal
– Pimenta
– 1 c. (sopa) de noz-moscada
– ¼ de limão (sumo)
– 125 ml azeite
– 2 cebolas
– 3 dentes de alho picados
– 1 folha de louro
– 100 g queijo mozzarella ralado

Preparação:

Em primeiro lugar, descasque o corte as batatas em cubos. Frite-as em óleo quente, até dourarem. Retire-as com uma escumadeira e escorra-as sobre papel absorvente. Reserve.
Depois, coloque o bacalhau num tacho, cubra com água e leve a cozer em lume alto. Assim que ferver, baixe o lume e deixe cozinhar, por mais cinco minutos. Retire o bacalhau, escorra e reserve. Coe 200 ml do caldo do bacalhau e reserve.
Depois de ter arrefecido, lasque o bacalhau, eliminando a pele e as espinhas. Num tacho, leve a manteiga ao lume e deixe derreter.
Entretanto, junte a farinha e mexa muito bem. Aos poucos, vá adicionando o caldo coado, mexendo sempre. Sem parar de mexer, adicione, também, o leite e as natas.

Assim que levantar fervura, tempere com o sal, pimenta, noz-moscada e o sumo do limão. Envolva bem, retire do calor e reserve.
À parte, leve outro tacho ao lume com 100 ml do azeite. Adicione as cebolas, os alhos e o louro e deixe refogar. Acrescente o bacalhau, mexa e deixe refogar mais um pouco.
Assim que estiver pronto, junte as batatas e envolva bem. Acrescente 2/3 do molho de natas e leite, envolva, retire do calor e reserve.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C. Pincele um recipiente de forno com o restante azeite, disponha o preparado de bacalhau e regue com o molho que sobrou.
Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, até gratinar. Por fim, sirva, de seguida.


Related Posts

Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia para este Natal!

Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia para este Natal!

Esta receita de bacalhau à Gomes de Sá é perfeita para um Natal tradicionalmente português! Há receitas que têm História. É o caso do Bacalhau à Gomes de Sá. Sabia que este prato recebeu o nome do seu criador? Afinal, o autor desta receita tradicional […]

Bacalhau com cebolada ao tomate

Bacalhau com cebolada ao tomate

Arregace as mangas e prepare uma ceia de Natal memorável com esta receita de bacalhau com cebolada ao tomate! Na ceia de Natal, um prato com bacalhau está praticamente “no papo”! Quase todos adoram! Só que é preciso escolher a dedo os acompanhamentos desse ingrediente. […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.