Que tal começar uma manhã de outono com uma rica marmelada de laranja?
Muito mais do que um simples fruto. Assim é a laranja, a “rainha das sobremesas”, como costumo dizer! A lista é tão grande: flan de laranja, mousse de laranja, bolo de cenoura com laranja… Mas, olhe, depois desta receita de marmelada de laranja, bem que posso afirmar com toda a certeza: a laranja também é a “rainha dos pequenos-almoços”!
Receita de marmelada de laranja
Ingredientes:
– 2 laranjas
– 1 chávena de água (1/3 de água de escaldar as cascas da laranja + 2/3 água)
– 1/2 chávena de açúcar com pectina
– 1/2 chávena de açúcar refinado
– Sumo de ½ limão
Preparação:
Em primeiro lugar, através de um descascador de vegetais, extraia uma fina camada da casca exterior das laranjas. Se umas raspas ainda tiverem uma camada branca do interior da casca, raspe-a, recorrendo a uma faca, para retirar a maior parte possível do albedo.
Com uma faca afiada, corte as aparas da casca numa juliana muito fina.
Num pequeno tacho, ponha um bocado de água e as cascas de laranja. Coloque ao lume e deixe que ferva ao longo de dez minutos. A seguir, coe um bocado de água da cozedura, perfazendo 1/3 de chávena.
Para arranjar as laranjas, recorra a uma faca bastante bem afiada, fatie as extremidades das laranjas (o topo e o fundo) e ponha a laranja em pé sobre uma tábua de corte (os cortes das extremidades ajudam a apoiar). Fatie a casca no sentido do comprimento, extraindo toda a película branca que envolve a laranja.
Agora com a laranja sem casca, é possível ver a película que separa os gomos, como se fosse uma linha fina. O corte da laranja deve ser o mais rente possível a esta película, para o lado interior, para extrair os gomos limpos, deixando somente a película ainda presa à laranja.
Entretanto, faça isto com uma taça em baixo para aproveitar todo o sumo que possa sair. Faça o mesmo com a outra laranja. Fatie os gomos das laranjas em bocados mais pequenos.
Numa panela de tamanho médio, ponha as laranjas e o sumo que saiu, os açúcares, o sumo de limão e a água (1/3 da água da cozedura das cascas juntamente com 2/3 de água corrente).
Ponha ao lume e deixe que levante a fervura em lume médio. Depois, passe para lume brando, para o preparado manter a fervura devagar.
Entretanto, deixe que cozinhe ao longo de uns 40 minutos.
Por fim, transfira a marmelada para um recipiente limpo e, se quiser, pode colocar no frigorífico.