Receita de bolo de batata e chocolate

Receita de bolo de batata e chocolate

É obrigatório tomar nota da receita deste bolo de batata e chocolate!

Apetece-lhe variar das típicas receitas de bolo de chocolate, mas o seu cérebro está um autêntico “deserto de ideias”? Nada que não se resolva: este blog é um doce e apresenta-lhe as mais diferentes versões de bolos de chocolate. E, segundo o que me consta, até que fazem algum sucesso… Sabia, por exemplo, que pode juntar pimenta a um bolo de chocolate e deliciar qualquer paladar? E o que dizer de um bolo que só precisa de dois ingredientes? Mas de certeza que nunca ouviu falar de um bolo de batata e chocolate…

A receita é do blog Food52 e eu já experimentei… e simplesmente adorei! É mesmo fofo… e bom! Siga a receita!

Receita de bolo de batata e chocolate
Ingredientes (para a massa):


– 1 batata cozida grande
– 2 chávenas de açúcar
– 1 3/4 chávenas de farinha para bolo
– 1 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
– 115 gramas de chocolate sem açúcar, derretido e ligeiramente arrefecido
– 115 gramas de manteiga sem sal e amolecida
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 2 ovos grandes
– 1 chávena de leitelho ou leite de manteiga (pode encontrar em superfícies comerciais, como o Jumbo ou o El Corte Inglés)

Ingredientes (para a ganache de chocolate):

– 115 gramas de chocolate preto
– 1/3 chávena de leite

Preparação (para a massa):

Pré-aqueça o forno nos 180º. Unte e polvilhe com farinha uma forma.
Descasque a batata e corte em cubos grandes. Coloque os cubos numa panela e cubra com água. Ponha em lume médio-alto, deixe ferver e cozinhe até as batatas ficarem macias.
Escorra a água e amasse as batatas até obter um puré. Não pode ficar nem um único grumo – ou se houver, devem ser bem pequenos!
Coloque o puré em 3/4 de uma chávena. Quanto ao que restar, sempre pode temperar a gosto e provar mesmo antes de arrefecer!
Numa tigela, ponha o açúcar, a farinha para bolo e o bicarbonato de sódio e mexa a baixa velocidade. Deve mexer durante um minuto.
Adicione o puré, a manteiga, o chocolate derretido e a baunilha e mexa em velocidade baixa para que tudo fique devidamente incorporado. Aumente para uma média velocidade e deixe bater até obter um preparado fofo – demora 2-3 minutos, aproximadamente.
Misture os ovos com o leitelho. Devagar, adicione o preparado à massa. Mexa tudo bastante bem. Transfira para a forma e asse durante uma hora. Faça o teste do palito.
Deixe que o bolo arrefeça ao longo de 20 minutos.

Preparação (para a ganache):

Coloque os ingredientes numa caçarola em lume baixo. Vá mexendo para derreter o chocolate. Nunca deixe ferver. Continue a mexer até metade do chocolate ficar derretida.
Tire do lume e continue a mexer para derreter o que falta.
Mal o bolo fique completamente arrefecido, recorra a uma colher para distribuir o glacé sobre o bolo.

(Receita e foto: Food52)


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]