Doce de tomate tradicional

Doce de tomate tradicional

Esta receita de doce de tomate tradicional é daquelas que faz lembrar os doces das nossas avós…

Ai, dúvida cruel, dúvida cruel! Sempre que chega a hora de escolher o que devo barrar nos meus croissants, fico tão indeciso sobre o que hei-de escolher… E, por isso, desta vez, pedi ajuda aos meus amigos! Uns disseram-me para preparar uma geleia de framboesa… Mas já tinha feito há pouco tempo e não gosto de repetir receitas num tempo tão curto. A geleia de morango sem açúcar também foi outra opção… mas, por coincidência, tinha acabado de fazer na semana passada. Então, não é que um deles fez a sugestão perfeita? Preparar um doce de tomate tradicional!

Receita de doce de tomate tradicional
Ingredientes:

– 1kg de tomate pelado
– 800gr de açúcar
– 1 pau de canela
– 1 casca de limão
– 1 pitada de sal

Preparação:

Caso seja preciso pelar o tomate, ferva uma panela com muita água e mergulhe cada um dos tomates limpos, ao longo de 2 minutos, aproximadamente. Tire para uma tigela cheia de água muito fria com gelo, deixe que fique a descansar ao longo de cerca de 5 minutos, tire os tomates e confirme com os seus próprios olhos: a pele acaba por sair facilmente.
Fatie os tomates em metades, coloque numa panela, juntamente com açúcar, pau de canela e casca de limão.
Ponha a panela em lume brando e deixe que fique a cozinhar ao longo de meia hora, no mínimo, até começar a ferver. Nessa altura, começe a misturar mais frequentemente, deixe que fique a cozinhar para ir apurando o sabor e ficar com menos água.
Assim que ficar espesso, tire a panela do lume e a casca de limão e o pau de canela. Adicione uma pitada de sal. Através de uma varinha mágica, triture o doce até ficar do seu agrado.
Coloque o doce outra vez ao lume e deixe que fique a cozinhar durante mais um bocado até alcançar o ponto de estrada. Para confirmar esse ponto, deite um bocado do preparado num prato e faça uma linha: caso mantenha essa linha, está no ponto estrada e o doce encontra-se pronto.
Reserve num frasco, caso vá consumir nos 2 dias seguintes. Caso queira reservar durante mais tempo, esterilize uns frascos e guarde.


Related Posts

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Prepare-se: esta sopa de tomate e hortelã vai dar um novo sentido ao seu paladar! Abril, águas mil. Tal e qual como afirma a expressão popular. Mas se os dias de abril também trouxerem um pouco de frio, não deixe de visitar este blog, onde […]

Bacalhau com cebolada ao tomate

Bacalhau com cebolada ao tomate

Arregace as mangas e prepare uma ceia de Natal memorável com esta receita de bacalhau com cebolada ao tomate! Na ceia de Natal, um prato com bacalhau está praticamente “no papo”! Quase todos adoram! Só que é preciso escolher a dedo os acompanhamentos desse ingrediente. […]