São imagens que pertencem ao arquivo pessoal da própria Frida Kahlo e que estiveram fechadas durante mais de 50 anos na sua casa!
Há personalidades que são assim: nunca morrem. Ou seja, desaparecem fisicamente, mas a sua obra e, por isso, a sua presença, permanece e inspira. E essa comoção é evidente nas inúmeras homenagens que lhes são feitas, seja cantando os seus poemas, seja tendo um feriado com o seu nome e tudo, seja até criando uma boneca com a sua figura! Frida Kahlo foi a personalidade que teve direito a receber essa homenagem tão criativa e engraçada, mas, como tem tantos fãs, mesmo após mais de 60 anos depois da sua morte, a pintora vai também ser relembrada com um evento muito especial.
Trata-se da exposição “Frida Kahlo – As suas fotografias”. Decorrendo no Centro de Português de Fotografia, no Porto, já a partir de sexta-feira, esta exibição conta com 241 fotos da intimidade da artista mexicana, divididas nas mis diferentes secções: desde As Origens à Política, passando pelo Corpo Acidentado (devido a um acidente de viação) e aos Amores. As imagens pertencem ao arquivo pessoal da própria Frida Kahlo e podem ser vistas ao vivo até ao próximo dia 4 de novembro.
Isto já faz dessas fotografias algo muito especial, não é verdade? Mas e se lhe contar que estas imagens ficaram fechadas durante mais de 50 anos na cada da pintora? Não dá vontade de ir já correr a partir de sexta-feira para a exposição?
Mas tenha calma! Antes é preciso saber coisas importantes, como horários e preços. Pois bem, aponte aí na sua agenda: a exposição está aberta ao público entre as 10 e as 19 horas, com bilhetes a custarem os oito euros, exceto para as pessoas com mais de 65 anos, os estudantes e as crianças, que apenas pagam seis euros.
Já que está pelo Porto, porque não torna o seu roteiro cultural mais composto, visitando estes museus unicamente dedicados a crianças?