Risotto de camarão: já sei o que vai jantar hoje!

Risotto de camarão: já sei o que vai jantar hoje!

Para os fãs de um belo risotto!

O que o mar nos oferece nós temos de aproveitar (e muito bem!) para preparar as receitas mais saborosas. Um desses alimentos é o meu querido camarão, com o qual posso fazer uma tempura, um strogonoff e até um camarão no espeto! E um típico e saboroso risotto de camarão? O que me diz?

Receita de risotto de camarão
Ingredientes:

– 5 chávenas de caldo de galinha (ou mais, se precisar)
– 1/2 chávena de vinho branco
– 1 colher de chá de açafrão (facultativo)
– 1/4 chávena de azeite
– 1 chávena de cebola cortada
– 2 dentes de alho cortados
– 3/4 camarões descascados
– 1-1/2 cups arroz-arbório
– Sal e pimenta-preta
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1/4 chávena de ervilhas
– 2 colheres de sopa de salsa cortada

Preparação:

Junte o caldo, o vinho e o açafrão numa caçarola e deixe a ferver em lume médio. Depois, reduza para lume baixo.
Numa caçarola maior, aqueça o azeite a lume médio. Acrescente a cebola e refogue até ficar macia e translúcida. Deve demorar dois minutos.
Acrescente o alho e refogue mais 1-2 minutos. Adicione os camarões e refogue até eles ficarem cor de rosa e opacos. Também deve demorar uns 2-3 minutos.
Use pinças para transferir os camarões para um pequeno recipiente, deixando o máximo possível da mistura do azeite na caçarola. Reserve.
Mantenha o lume médio, acrescente o arroz à caçarola e mexa para misturar bem com o azeite. Cozinhe durante 1 minuto, depois acrescente 1/2 chávena do caldo. Continue a cozinhar, mexendo sempre até o caldo ficar totalmente absorvido.
Continue a acrescentar o caldo sempre de 1/2 chávena em 1/2 chávena e deixe sempre que cada adição fique totalmente absorvida antes de acrescentar a seguinte. Mexa continuamente até o risotto ficar cozido e tempere com sal e pimenta.
Demora uns 18-20 minutos para cozinhar, mas comece a provar depois de um quarto de hora e pare de acrescentar o caldo, assim que aprovar a textura.
Misture e junte a manteiga, as ervilhas e a salsa. Sirva.

Adora risottos? Sem que importe o ingrediente? Então, siga esta receita de risotto de tomate!


Related Posts

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]

Linguini de camarão, pesto e queijo: para deixá-lo muito feliz!

Linguini de camarão, pesto e queijo: para deixá-lo muito feliz!

Perca-se de amores por esta receita de linguini de camarão, pesto e queijo! Se você soubesse o que eu adoro fazer pratos de Itália! Sim, porque a comida desse país é muito mais do que pizzas! Afinal, de Itália, chegam imensas receitas originais… e saudáveis, […]