A obsessão pela vida saudável

A obsessão pela vida saudável

Ortorexia, sabe o que é? Não é uma palavra propriamente bonita e até é um termo recente, do qual se começou a ouvir falar há pouco tempo. É nada mais, nada menos, que um transtorno alimentar, muito diferente da anorexia e buliria. É quando a preocupação com a alimentação e vida saudável é levada ao seu extremo. É uma relação não saudável com a comida saudável!

É verdade que nos encontramos num momento em que “ ter uma vida saudável está na moda” mas tudo o que é demais faz mas já diz o ditado, e ser saudável é tão bom, mas ser demasiado saudável pode desencadear problemas de saúde.

Ao contrário de pessoas que sofrem de anorexia ou bulimia, as pessoas que sofrem de ortorexia não escondem o seu problema, até porque na maior parte das vezes nem têm consciência que sofrem deste distúrbio alimentar, nem as pessoas que os rodeiam. Inicialmente parece apenas preocupação com a saúde e forma física. Com o passar do tempo é possível perceber que algo não está bem.

As consequências negativas deste distúrbio são sobretudo a nível do foro social e psicológico:

– Socialmente, porque as pessoas como se tornam obcecadas por comer apenas certos tipos de alimentos que acham que são os mais saudáveis, deixam de querer ir a sítios que as ‘façam’ comer outro tipo de coisas, e acabam mesmo por se isolarem.

– Ao nível psicológico as pessoas que sofrem de ortorexia sentem-se frustradas pelo fato de terem consumido algum alimento que não esteja na sua dieta.

Os principais sintomas de uma pessoa que sofre de ortorexia são:

—Preocupação constante com a alimentação;

— A alimentação saudável é a prioridade;

— Só compram alimentos saudáveis;

— Se os produtos tiverem aditivos como corantes, conservantes, sal, gordura ou açúcar, não entra nos alimentos consumidos destas pessoas;

— Preferem apenas consumir o que elas mesmas cozinham;

— Sentem-se muito frustradas quando cometem algum deslize e tentam compensar com as refeições seguintes ou com treinos mais intensos.

 

Espreite aqui, como pode começar o dia da melhor maneira com papas de aveia.


Related Posts

Kim Kardashian ensina a fazer contorno de rosto

Kim Kardashian ensina a fazer contorno de rosto

Depois de lançar a sua linha de produtos de contorno de rosto, Kim Kardashian explica como se faz! Já todos sabemos que a Kim Kardashian é a rainha do contorno facial e desde que nos apresentou a sua técnica á uns anos, esta deixou de […]

7 coisas (muito) estranhas que as celebridades usam para cuidar da pele

7 coisas (muito) estranhas que as celebridades usam para cuidar da pele

Será que funciona limpar a pele com estas coisas? O culto do corpo e da beleza está cada vez mais marcado na sociedade. Toda a gente tem de ser bonita e parece que é obrigatório seguir determinados padrões. Nós vemos as celebridades aparecer todas lindas […]