As plantas são utilizadas para tratar doenças desde que existe humanidade. Para garantir que o remédio funciona deve conhecer muito bem cada tipo de planta e saber o que está a fazer. Achar que tudo que é natural não faz mal é uma ideia errada. Com a saúde não se brinca! Vou mostrar-lhe 4 plantas medicinais, mas também os cuidados que deve ter ao ingeri-las.
Agrião
Fins medicinais: o agrião é um excelente anti-inflamatório das vias respiratórias, muito indicado para bronquites. Ele também age contra as aftas, gengivites, acne e eczemas, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse.
Como usar: pode ser consumido em saladas, batidos ou fazendo chá (1 colher de sopa de folhas secas para uma chávena de chá de água fervente, três vezes ao dia).
Atenção: a infusão de agrião não deve ser consumida por grávidas. Além disso, o excesso costuma irritar a mucosa do estômago e as vias urinárias.
Alfacema
Fins medicinais: as suas folhas são usadas em remédios contra a conjuntivite e as flores funcionam contra a tosse, bronquite, queimaduras, enxaqueca. Ajuda também no combate às insónias.
Como usar: misture 100 ml de óleo de amêndoa com 40 gotas de essência de alfazema. Use esse óleo para massagear o corpo. Pode também fazer chá
Atenção: o chá de alfazema irrita bastante o estômago e há pessoas com alergia ao seu óleo essencial.
Camomila
Fins medicinais: É usada como tónico digestivo, facilita a eliminação de gases e estimula o apetite. Também alivia dores musculares, na coluna e ciáticas e acalma cólicas. Para além disso, ainda o ajuda a manter a pele hidratada, por isso é muito usada na indústria de cosméticos, em sabonetes, cremes e champôs.
Como usar: para aliviar irritações de pele, use 6 colheres de sopa de flores frescas de camomila para preparar uma infusão com 1 litro de água. Aplique o líquido em compressas sobre a área afetada.
Atenção: algumas pessoas podem ter alergia à erva. Deve ser evitado por grávidas e por quem estiver a tomar remédios anticoagulantes.
Carqueja
Fins medicinais: A carqueja reduz as taxas de açúcar no sangue e tem propriedades anti-úlcera e anti-inflamatórias, o que ajuda no tratamento de artrites. Está lotada de componentes amargos, o que favorece o trabalho do fígado e a digestão. Tem ainda um efeito diurético, ajudando a eliminar toxinas.
Como usar: para auxiliar na digestão, prepare um chá com 1 colher de sopa da erva para cada chávena de água e tome 3 vezes ao dia.
Atenção: quando é tomado em excesso, há risco de queda na pressão arterial. Por isso não deve ser usada por quem tem problemas de pressão baixa ou toma remédios contra a hipertensão.
Gostava de saber mais sobre plantas medicinais e mezinhas caseiras? Clique aqui.