Sofre com a barriga inchada? Há dias em que nem consegue fechar o botão das calças? Não sei se sabe, mas há certos alimentos e certas rotinas (ou falta delas) que contribuem para ter a barriga inchada. Provavelmente, a culpa de sentir esse mau estar é mesmo dos seus hábitos.
Formas de evitar a barriga inchada
Substitua o pão normal por pão sem glúten. Opte também por torradas especiais sem glúten, assim como os cereais ou qualquer outro alimento que contenha trigo.
Retire da sua alimentação todos os produtos à base leite e os seus derivados, como o queijo ou os iogurtes. Pode substituí-los por produtos à base de soja, a variedade em lojas diatéticas é cada vez maior.
Não pense que os refrigerantes, por terem gás, o vão aliviar do inchaço. Opte sempre por beber água, vai facilitar a sua digestão.
Substitua, sempre que puder, as carnes vermelhas e os enchidos por carne branca, de preferência grelhada e sem molhos. A sua saúde em geral vai agradecer. O mesmo acontece com os doces ou frituras, que devem dar lugar à fruta.
E sabia que alimentos como o feijão, os grãos ou as lentilhas contribuem ainda mais para o inchaço? Todos eles devem ser evitados pois favorecem a formação de gases e a retenção de líquidos.
Bem, para além destas alterações na alimentação, pode também tomar uma 1 cápsula de fibras ou consumir alimentos que sejam ricos, como é o caso da ameixa ou do mamão. Se acha que a barriga inchada está a ser provocada pela retenção de líquidos, o chá verde é uma boa opção.
Se gosta de tratamentos caseiros, veja tudo sobre mezinhas aqui.