CUIDE DE SI

CUIDE DE SI

O estilo de vida sedentário, o stress e uma alimentação inadequada, são cada vez mais os grandes inimigos dos tempos modernos. Estudos comprovam que uma alimentação deficiente, sobretudo em fruta, legumes e vegetais, representa um fator de risco, constituindo risco de morte.

É, por isso, importante, que se mentalize que os prejuízos do “corre-corre” entre casa, a escola dos filhos e o trabalho, podem ser menorizados através de uma alimentação mais criteriosa, que passe por escolhas mais saudáveis. Não se intimide. Está mais que visto que uma alimentação saudável não tem de ser sinónimo de refeições sem sabor e sem graça.

De entre as resoluções habituais para um novo ano, deve fazer cada vez mais parte a aposta num modo de vida mais saudável, como forma de prevenir doenças. Através da prática de desporto, de atividades ao ar livre, e de um maior consumo de legumes, frutas e vegetais e ingestão de mais água. (Re)introduzir o hábito de consumo de sopas na sua alimentação diária representa uma escolha inteligente e muito saudável.

Aumentar a ingestão de frutas e produtos hortícolas diariamente só vai ajudar a que o sistema imunitário se torne mais forte, afastando doenças como o cancro, doenças do coração, diabetes, hipertensão e colesterol.

 

Uma pele mais bonita

Muitas vezes gastamos pequenas fortunas em produtos de cosmética que prometem devolver o vigor e a frescura à nossa pele. Mas sabe que um efeito semelhante pode ser conseguido através de uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal?

A batata doce, por exemplo, um dos alimentos em que nos centramos nesta edição, ajuda a pele a manter-se firme e brilhante. Equilibrar o consumo de batata normal com esta é, por isso, uma opção a ter em conta. Quer seja cozida, assada, frita ou em puré, oferece um sabor adocicado e delicioso, do agrado da maioria dos paladares.

Os citrinos, em especial a laranja, são uma importante fonte de vitamina C, um antioxidante poderoso, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e retarda o aparecimento de rugas. Consumir diariamente estas frutas ajuda também a manter a pele hidratada, o que é indispensável na prevenção das rugas.

A vitamina A é um outro poderoso aliado da nossa beleza. Presente em vegetais e legumes de cor verde escura, como os brócolos, os espinafres e o agrião, promove a regeneração celular, combatendo a desidratação e o envelhecimento da pele.

A vitamina A, tal como o cálcio, igualmente presente nestes alimentos, são também essenciais para a saúde das suas unhas, dentes e cabelos.

Não perca mais tempo. Arrisque a viver melhor já hoje. São pequenos hábitos que rapidamente se tornarão em rotinas e que, a curto prazo, ajudarão a prolongar a sua qualidade de vida.

GUIA SAUDÁVEL PARA 2016

– Praticar desporto

– Caminhar ao ar livre

– Comer mais fruta, saladas e legumes

– Comer mais peixe

– Comer várias vezes ao dia

– Beber mais água

– Dormir mais

– Inscrever-se num curso de cozinha

 

 


Related Posts

Combater a barriga inchada com estes 7 alimentos

Combater a barriga inchada com estes 7 alimentos

Use estes alimentos a seu favor para combater a barriga inchada Um dos sítios mais difíceis para perder peso é, sem dúvida, a barriga. A barriga retém muita gordura pelo meio dos órgãos e acabamos por ficar com uma espécie de “pochete” no fundo da […]

Que o teu alimento seja o teu medicamento

Que o teu alimento seja o teu medicamento

“Que o teu alimento seja o teu medicamento” já foi dito há muitos e muitos anos por Hipócrates (460-377 a.C.), pai da medicina. Refletindo nesta frase concluímos que a alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante ter uma alimentação […]