O seu São Martinho vai ganhar outro sabor com esta receita de batata-doce frita!
A castanha que me perdoe, mas, no meu São Martinho deste ano, esse ingrediente vai dividir o protagonismo com outro alimento que também é muito popular nesta época: a batata-doce! Mas olhe que, embora sejam de géneros diferentes, ambos os ingredientes partilham algumas qualidades em comum: são uma delícia, rendem as receitas mais diversas e até trazem imensas vantagens para a nossa saúde. Nem imagina a quantidade de nutrientes que uma simples batata-doce tem… Enquanto lê todos esses benefícios, vá petiscando uma batata-doce frita. Siga a receita… e feliz São Martinho!
Receita de batata-doce frita
Ingredientes:
– 500 gr de batata doce
– Água q.b.
– Sal q.b.
– 600 ml de óleo
Preparação:
Limpe, tire a casca e fatie as batatas em palitos. Ponha as tiras numa tigela com água salgada, evitando a oxidação e permitindo que seja tirado o amido que estiver a mais. Desta maneira, as batatas nunca ficam coladas.
Coloque a tigela no frigorífico ao longo de um quarto de hora, para as batatas ficarem mais estaladiças.
Aqueça o óleo e frite as batatas duas vezes. Da primeira, deve ser com o óleo mais frio. Da segunda, deve ser com o óleo mais quente.
Coloque as batatas a escorrer em papel absorvente. Tempere, recorrendo a sal.
Depois, se quiser, pode molhar estas batatas em maionese ou num molho de tomate caseiro. A escolha é sua… e o prazer também!