Receita de feijoada de polvo

Receita de feijoada de polvo

Hoje é dia de feijoada. Feijoada de polvo! A nossa cozinha é das melhores do mundo e não podia deixar de partilhar com vocês este prato que adoro. O polvo, quando é fresco e de qualidade, faz refeições maravilhosas. Se é apreciador de uma boa feijoada, tem mesmo de experimentar esta receita.

Receita de feijoada de polvo

Ingredientes:

– 800 gr de polvo

– 800 gr de feijão branco cozido

– 2 cebolas médias

– 5 dentes de alho

– 2 colheres de sopa de azeite

– 2 cenouras

– 400 gr de tomate reduzido a puré

– 1 dl de vinho branco

– Pimenta branca q.b.

– Molho de piripiri q.b.

– Sal q.b.

Preparação:

Retire as peles, as vísceras, a boca central e os olhos ao polvo e lave-o bem.

Numa panela destapada, faça ferver água com uma cebola pequena, inteira.

Assim que a água comece a ferver segure no polvo com um garfo e introduza-o na água a ferver, deixe estar 30 segundos, retire-o e deixe a água ferver de novo, introduza-o então definitivamente, cozendo-o em lume brando. Não deixe o polvo cozer demasiado (cerca de 1 hora).

Coe o caldo da cozedura, corte-o polvo em pedacinhos e reserve ambos.

Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho e leve ao lume num tacho com azeite, refogando por 3 minutos. Junte o tomate em puré e as cenouras em rodelas e deixe cozinhar, estas últimas, até que fiquem quase cozidas.

Nesse momento, junte o polvo, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 2 minutos. Acrescente o vinho branco, deixe-o ferver e adicione um pouco da água de cozedura do polvo. Junte o feijão escorrido, rectifique os temperos e deixe cozinhar por mais 10 minutos (se necessário junte mais água de cozedura do polvo).

 

Pode ver também uma receita de jardineira aqui.

(Visited 13.496 times, 1 visits today)

Related Posts

Recebi um prémio que não é meu… é de todos os açorianos!

Recebi um prémio que não é meu… é de todos os açorianos!

A sorte dá um trabalho do caraças. E estou muito feliz por ver o meu trabalho reconhecido, ao receber este prémio! Cozinhar dá-me prazer, por si só… Mas tenho de confessar que o sabor do reconhecimento tem um gosto único! E logo um prémio que […]

É assim que eu tiro a pele dos pimentos assados, sem queimar os dedos!

É assim que eu tiro a pele dos pimentos assados, sem queimar os dedos!

Com esta dica tão fácil, os pimentos assados ficam sem pele nenhuma… e o sabor continua o mesmo! É daquelas pessoas que gosta tanto, mas tanto de seguir as minhas receitas – e até tem o meu site nos Favoritos e tudo? Então, já deve […]