Receita de feijoada de polvo

Receita de feijoada de polvo

Hoje é dia de feijoada. Feijoada de polvo! A nossa cozinha é das melhores do mundo e não podia deixar de partilhar com vocês este prato que adoro. O polvo, quando é fresco e de qualidade, faz refeições maravilhosas. Se é apreciador de uma boa feijoada, tem mesmo de experimentar esta receita.

Receita de feijoada de polvo

Ingredientes:

– 800 gr de polvo

– 800 gr de feijão branco cozido

– 2 cebolas médias

– 5 dentes de alho

– 2 colheres de sopa de azeite

– 2 cenouras

– 400 gr de tomate reduzido a puré

– 1 dl de vinho branco

– Pimenta branca q.b.

– Molho de piripiri q.b.

– Sal q.b.

Preparação:

Retire as peles, as vísceras, a boca central e os olhos ao polvo e lave-o bem.

Numa panela destapada, faça ferver água com uma cebola pequena, inteira.

Assim que a água comece a ferver segure no polvo com um garfo e introduza-o na água a ferver, deixe estar 30 segundos, retire-o e deixe a água ferver de novo, introduza-o então definitivamente, cozendo-o em lume brando. Não deixe o polvo cozer demasiado (cerca de 1 hora).

Coe o caldo da cozedura, corte-o polvo em pedacinhos e reserve ambos.

Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho e leve ao lume num tacho com azeite, refogando por 3 minutos. Junte o tomate em puré e as cenouras em rodelas e deixe cozinhar, estas últimas, até que fiquem quase cozidas.

Nesse momento, junte o polvo, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 2 minutos. Acrescente o vinho branco, deixe-o ferver e adicione um pouco da água de cozedura do polvo. Junte o feijão escorrido, rectifique os temperos e deixe cozinhar por mais 10 minutos (se necessário junte mais água de cozedura do polvo).

 

Pode ver também uma receita de jardineira aqui.

(Visto 12.201 vezes)

Artigos Relacionados

Siga estas minhas dicas para surpreender com a quiche perfeita!

Siga estas minhas dicas para surpreender com a quiche perfeita!

Ao seguir estas dicas, não há dúvidas: o seu próximo almoço vai ser uma quiche perfeita! Fazer uma quiche é fácil, eu sei… mas a verdade é que, muitas vezes, não sai lá muito bem: é preciso saber quantos ovos colocar, a massa tem de […]

Manteiga e margarina: quais são as principais diferenças?

Manteiga e margarina: quais são as principais diferenças?

Ora aqui está uma pergunta que me costumam fazer muitas vezes: quais as diferenças entre manteiga e margarina? Descubra aqui… Entre tantos comentários que recebo sobre as minhas receitas há, por vezes, quem me diga que um prato não saiu como o esperado. Isso acontece […]